Certamente umas
denominações de alguns vinhos trazem certo encanto e sozinhas já são motivo de
atração. Mas os nomes dos vinho? Isso influencia o consumo?
Não precisa ser guru
de marketing para imaginar a resposta, que é, obviamente, sim.
Na Europa, por
exemplo, um dos vinhos mais vendidos neste mês dos namorados (lembrando que o
Saint Valentine’s day, cai no 14 de Fevereiro), é um vinho branco do Alto Adige, norte da
Itália, chamado justamente St. Valentin.
Mas podemos ir ainda além:
pesquisadores canadenses descobriram que o nome influencia a avaliação
degustativa. Não estou falando de denominação ou da uva (fatalmente Barolo ou
pinot noir criam mais expectativa que Chianti ou trincadeira), mas de fonética
mesmo. O resultado da experiência foi claro: um grupo de 134 pessoas degustou duas taças
de vinho e a amostra com o nome mais complexo foi julgada melhor que a outra
mais fácil de pronunciar, que por isto parecia mais banal. Mas as amostras eram
idênticas.
Assim podemos concluir
que um nome condiciona, instintivamente, a escolha. Nós aqui analisando aromas,
taninos, persistência e até cristalização sensível, enquanto legiões de
consumidores escolhem o vinho de maneira totalmente irracional.
É a potência do
marketing. Eu mesmo, admito a culpa, às vezes faço algo
similar: escolho um vinho que não conheço, neste caso não pelo nome, mas somente pela
gráfica do rótulo... faz parte do jogo.
E vocês, já compraram
uma garrafa só pelo nome ou pela beleza do rótulo?
Mario,
ResponderExcluirAntes de tudo parabéns pelo blog. Assinei seu RSS há umas 2 semanas, depois de dar uma geral no blog, e os artigos são sempre muito gostosos de ler.
Recentemente um amigo, que está começando a beber vinho, foi pra Argentina. Pedi pra ele trazer algumas garrafas pra mim, e indiquei algumas caso ele quisesse trazer do supermercado.
Na volta, o que ele falou foi: "comprei 3 garrafas. 2 que tinhas indicado, e 1 que o rótulo era muito bonito!" Quer prova mais contundente que essa? Risos.
Abs,
José Filipe
José Filipe,
ExcluirPrimeiramente, muito obrigado! Fico muito feliz com as suas palavras e seu elogio.
Quanto ao seu amigo, mais uma prova que o dinheiro investido pelas vinícolas na realização dos rótulos é sempre bem gasto.
Obrigadíssimo pelo seu acréscimo,
Grande abraço!