Você deve já ter ouvido falar da Eataly (tenho certeza que muitos de
vocês conheceram pessoalmente). Não sei exatamente como chamar esta
rede de concept-stores, que a partir de Turim levou para o mundo a excelência
dos produtos eno-gastronômicos da Itália:
seria limitativo apelidar-la de loja, delicatessen, cafeteria, mercado,
adega, restaurante, bar, pizzaria, cervejaria, peixaria, açougue, padaria,
livraria, escola de gastronomia, pois tem tudo isto e muito mais.
A filial de Nova York é particularmente espetacular, tomando
um quarteirão inteiro na Fifth Avenue (5ª avenida) na frente do Flatiron
Building, e tornando-se de fato um novo ponto turístico da Grande Maçã.
Os mais atentos ficaram sabendo que a divisão de
vinhos tinha sido fechada em março, depois de ter sua licença de venda suspensa por 6 meses pela New York State Liquor Authority,
causando um prejuízo de 300mil dólares por semana para a Eataly nova-iorquina,
que talvez vai ser obrigada a pagar também uma multa de U$500mil. O motivo foi
um banal conflito de interesses: nos EUA não é permitido ser dono de uma
vinícola e ter ao mesmo tempo uma loja de vinhos. Acontece que o fundador Oscar Farinetti produz vinhos na Itália e o sócio americano Joe Bastianich
também tem vinícolas em Itália e Argentina.
Os dois empresários garantem que a questão será resolvida em
breve, mas o que fazer para não deixar o espaço da enoteca vazio e improdutivo?
A solução foi simples e genial: um Nutella Bar. Onde a clientela poderá
experimentar pane italiano, brioche, muffim, tortinhas, crepes e outras
delícias, todas recheadas pelo célebre e amado creme de chocolate com avelã. Um
destinos obrigatório para enofilos se tornou destino obrigatório por
chocólatras. Pelo visto a formula deu certo, pois diariamente fora do Eataly a
fila de nova-iorquinos famintos por Nutella é notável e agora estou até com
medo que o bar substitua de vez a loja de vinhos...
Olha a fila para garantir o pãozinho com Nutella! |
Eu explorando a Eataly NYC |
Massas artesanais lindas de chorar |
Sentado de costa para a loja, para evitar gastar mais dindin |
Caro Mario,
ResponderExcluirObservo com a sua interessante matéria que a Ferrero está dormindo no ponto no Brasil; o que está esperando para agredir o mercado com sugestiva campanha de consumo? Por enquanto, a exposição dos seus potes de Nutella misturam-se aos de geleias de frutas, nas prateleiras dos supermercados. Encontrei este elucidativo vídeo na internet: https://www.youtube.com/watch?v=j8Ls4e62-4c A qualidade do produto italiano agregada ao inventivo marketing norte americano resulta neste $uce$$o de vendas. Svegliati Ferrero !!
Pois eh, Rafael
ExcluirMe pergunto a mesma coisa há tempo, olhando como chocolates bem inferiores fazem mais sucesso aqui no Brasil. A única explicação pode ser por causa da consistência do creme que com nosso clima quente torna o chocolate quase líquido (já se guardar na geladeira fica muito duro...).
Obrigado pela visita e pelo seu comentário
Abraço