Vinopoly

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Robert Parker sai e Michelin toma posse. E agora, José?


Já há um tempo o nosso queridão Bobby Parker anunciou a sua aposentadoria: finalmente que pena.  A notícia é que vendeu a sua publicação The Wine Advocate para os franceses do Guia Michelin e muitos se perguntam aonde isso vai levar e que rumo vai seguir a famigerada 100 points scale sob nova direção.

Claro que já há um bom tempinho o próprio Parker estava escrevendo sempre menos, e os seus co-writers estão fazendo um bom trabalho sozinhos, mas até então sob a supervisão "iluminada" do nosso advocado de Baltimore. Agora que ele deixa, será que os franceses vão dar um outro imprinting para Lisa Perrotti-Brown e Cia?

A pergunta é mais que licita, pois o mais reputado guia de comida do mundo nunca pareceu se importar muito com à bebida. Vejam por exemplo esta resenha dada ao restaurante La Pergola de Roma, um dos mais importantes da Itália, com uma adega estratosférica que faria desmaiar qualquer enófilo de carteirinha:

Suspensa no céu da Cidade Eterna, no cenário magnífico de um jardim panorâmico, La Pergola é o ponto de encontro daquele gosto mediterrâneo - paixão nunca adormecida do chef Heinz Beck - e de uma busca sistemática pelo melhor produto, de uma combinação mais bem sucedida. Tudo temperado com uma boa dose de criatividade. A receita para o seu sucesso está servida!".

Já sobre os vinhos disponíveis na casa, apenas uma pequena nota: “boa adega”.  

Agora definir uma das garrafeiras mais fantásticas do mundo, repleta de preciosidades únicas, com muitas safras raras e em vários formatos, como “boa adega” seria como definir o Pelé como um “aceitável jogador”.

De fato parece mesmo que guia de restaurantes e guia de vinho realmente não conversam entre si, pois da mesma forma também nenhuma publicação enológica arrisca avaliações de comida ou harmonizações. Tanto que a única que trata os dois argumentos, a italiana Gambero Rosso, nem sonha em juntar os dois e publica dois guias separados, um para restaurantes e outro para vinhos (ambos muito respeitados).

Enfim, aguardando os acontecimentos me pergunto se continuaremos a ver as notas em centésimos ou em estrelas? E a sigla RP será substituída por GM (Guide Michelin)? Ou simplesmente WA? Com essas dúvidas cruéis nem vou mais conseguir dormir.

Fonte: Intravino

Um comentário:

  1. Boa questão, obrigada pela divulgação da notícia, aguardemos os próximos capítulos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...