Vinopoly

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

8 motivos para beber Champagne o ano todo (mais 1 para não beber)


Fim de ano, tempo de brindes. As borbulhas se tornam grandes protagonistas desta época. Um belo Champagne torna as festas mais alegres e ricas. Mas nem todo mundo sabe que além de gostoso, um bom Champagne é também benéfico para a saúde. Aqui vai encontrar 8 motivos para beber Champagne o ano todo, mais um motivo para não beber.

1) Melhora a memória espacial 
A memória do espaço não são as lembranças de um astronauta, mas é a capacidade de saber reconhecer o espaço físico ao nosso redor. Não parece, mas o nosso cérebro faz cálculos complexos até para ir à padaria da esquina. Esta capacidade diminui gradativamente depois dos 40 anos, mas o consumo regular de Champagne combate o problema. 

2) Não engorda 
Fácil de deduzir: o teor alcoólico de um Champagne está mediamente em 12% contra 13-15% dos vinhos tintos e brancos. Fazendo as contas, na taça de Champagne teremos 80 calorias contra 120 de um tinto médio. 

3) Doses menores 
Normalmente as taças usadas para vinhos borbulhantes (como flute, tulipa, etc) contém quantidades menores que outras taças, logo isso induz a consumir menos. 

4) Borbulhas saudáveis 
Vinho espumante leva as pessoas a beber mais lentamente para evitar a sobrecarga de CO2 e ao mesmo tempo são mais refrescantes. Mais uma característica que leva a beber menos e apreciar melhor a bebida. 

5) Saúde do coração 
Poucos sabem que o famoso resveratrol, geralmente conteúdo nos vinhos tintos, na verdade se encontra também nos Champagnes Blanc de Noir (produzidos com as uvas tintas pinot noir e pinot meunier). Ademais o Champagne contém outros polifenóis com ação antioxidante que protegem o coração, reduzindo a presença de ácido nítrico no sangue. 

6) Memória de curto prazo 
Algumas proteínas comuns em Champagne são benéficas para a memória de curto prazo, podendo incrivelmente aumentar até 200% a capacidade de memorização quando o consumo é regular e moderado. 

7) Flavonoides 
Estes também são antioxidantes, mas infelizmente se encontram apenas em vinhos tintos e em fruta vermelha. Não por acaso uma harmonização bem comum para Champagne é justamente com este tipo de fruta, especialmente silvestre, o que compensa a sua falta de flavonoides. Portanto capriche em acompanhar sua taça de Champagne com framboesas, cerejas, amoras, morangos, etc. Se quiser pode também mergulhar diretamente a fruta na taça, mas isso é pouco elegante (para não dizer brega mesmo): no caso, melhor pedir um Kir Royal. 

8) Mineral 
Mineralidade no vinho é um conceito um pouco abstrato e às vezes controverso. No caso do Champagne é, ao contrário, um dado praticamente objetivo. Cientistas acreditam que as propriedades benéficas do Champanhe se devem principalmente aos seus minerais, como magnésio, potássio, zinco, e lítio (um regulador natural do humor). 

9) Preço + bônus 
Infelizmente este é o único aspecto negativo: Champagne é caro e nem todo mundo consegue tomar com frequência. Mas não se preocupe, aí vem o bônus: embora alguns destes itens só se encontram em garrafas de Champagne (onde com esta palavra se entende vinho espumante elaborado com método clássico na homônima região francesa), de maneira geral você pode desfrutar de muitos destes benefícios também em outras tipologias de espumante, como Cava, Prosecco, Cremant, Franciacorta... e, sobretudo, os belos espumantes brasileiros. 

Então não nos resta que brindar nestas festas com muitas borbulhas e continuar brindando ao longo do próximo ano inteiro. Ô vida dura!

Saúde!





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...