Vinopoly

sexta-feira, 8 de maio de 2020

O fim da carreira de Michel Rolland!



Aquele que é considerado o maior enólogo da nossa época está se aposentando. Michel Rolland, autor de alguns dos mais famosos e badalados vinhos do mundo, com quase meio século de colheitas no currículo nos mais prestigiados terroirs vendeu a maioria das ações do seu Laboratoire d'œnologie, em Bordeaux. A empresa passa para as mãos de três dos seus mais próximos colaboradores: Julien Viaud, Jean-Philippe Fort e Mikael Laizet que trabalham com ele há mais de uma década e que deram impulso com diversos investimentos em modernização para atender cada vez mais às exigências dos clientes.

Até o momento, Rolland cedeu 60% das ações do laboratório, agora renomeada “Rolland et Associés” que tem 240 clientes no mundo, mantendo o restante 40% mas com um plano de saída definitiva do plano acionário entre 5 anos.

A carreira de Michel Rolland, começada na década de 1970, é uma história de absoluto sucesso no mundo do vinho, graças a uma moderna idéia de vinificação que contribuiu a trazer nova glória mundial aos vinhos de Bordeaux, e colocar no mapa regiões até então subestimadas de 21 diferentes países onde trabalhou.

Mas monsieur Rolland não vai se aposentar definitivamente: continuará sua atividade com uma dúzia de vinícolas entre França, EUA e America do Sul que ele ama particularmente e das quais participa economicamente. Mas também diminuindo a própria carga de trabalho.

Podemos gostar ou não, criticar a homogeneização dos vinhos, o estilo robusto/alcoólico/amadeirado, mas de fato temos que dar crédito para ele ter sido o criador de uma revolução enológica que de maneira geral contribuiu a levantar o nível médio qualitativo dos vinhos no mundo inteiro. E acho legal ele passar o testemunho, não para a multinacional chinesa da vez, e sim, para a nova geração que foi treinada em seus próprios passos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...