Vinopoly

terça-feira, 14 de abril de 2020

Taurasi: a nova arma contra o Coronavírus


Uma esperança na luta contra o Coronavírus vem do vinho, especificamente de uma importante região vinícola do sul da Itália, a Campania. Pois é nessa região, que está sendo experimentado um integrador à base do seu vinho ícone, o Taurasi.

Recentemente, a prestigiada revista científica Nature publicou um estudo (que todo wine lover deve ter visto) evidenciando que o resveratrol pode também ter um papel importante contra o Covid-19, já que esta substância presente nas cascas da uva vermelha seria capaz de bloquear a replicação viral do Mers, um “primo” direto do Covid-19.

Partindo deste pressuposto começou a experimentação na Universidade Federico II de Nápoles onde o diretor do departamento de Farmácia Ettore Novellino patenteou o Taurisolo, uma mistura de polifenóis com base em resveratrol extraído dos bagaços de uvas Aglianico de Taurasi, conhecido como Fluxovas.

Novellino desenvolveu um protocolo experimental envolvendo o renomeado hospital Monaldi de Nápoles, onde o diretor de Pneumologia Alessandro Sanduzzi Zamparelli o usou em forma de aerossol em alguns pacientes com Tuberculose para avaliar sua ação anti-inflamatória. Pois bem, em 2 de cada 3 pacientes a inflamação reduziu pela metade: um resultado muito promissor para controlar a fase inflamatória do Covid-19. Agora se aguarda só a autorização do AIFA, a agência italiana que regulamenta os fármacos para poder de fato dar partida à fase de teste.

A experimentação consistiria na aplicação de Taurisol em forma de aerossol em pacientes confirmados de coronavírus logo na fase inicial da doença.

Já sabíamos que o vinho é importante para a saúde, mas que o Barolo do Sul, como é conhecido o vinho Taurasi, tivesse um papel relevante neste momento delicado para o mundo é uma confirmação da importância da viticultora e da preservação das uvas autóctones*.


*além de ser um meu motivo de orgulho pessoal, pois sou dessa região e tenho uma forte ligação com esse vinho.

3 comentários:

  1. POE LOGO O REMEDIO DO BOLSONARO QUE JA LEVABTOU MILHARES ...ATÉ O.TOM.JA COLOCOU NO PROTOCOLO DELE .. EU JA PENSO EM.ME CONTAMINAR E JA SER.MONITORADO POR ALGUM CLIENTE ESPECIALISTA ...AUTO IMNUNIZACAO. ENQUANTO TEM.REMEDIO DISPONIVEL 2😄😂☝️🙏🍷

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Tentei buscar uma referência no site da universidade e não encontrei algo sobre essa pesquisa, compartilhei a publicação e fui questionado.
     Se tiver algo para que possa encaminhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dimas,

      Obrigado pela leitura e pelo seu comentário.

      O artigo original é este:

      https://www.ottopagine.it/av/attualita/215506/covid-19-dal-taurasi-una-speranza-per-combattere-il-virus.shtml

      Espero ter ajudado

      Abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...