Vinopoly

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Bom 2011 a todos!

Amigas e amigos leitores,
Será até banal, mas gostaria, com este último post do ano, de agradecer a todos que acompanharam o MondoVinho em 2010, nestes quase 9 meses de vida deste menino blog.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Coisas de todo dia: tipo achar uma jeroboam de Latour na própria adega

Eric Renaud é o sommelier do Bern’s Steak House de Tampa, Florida. Restaurante com uma imensa adega, praticamente infinita: mais de meio milhão de garrafas divididas em 3 diferentes depósitos. De vez em quando é preciso ordenar um pouco; assim o Eric está justamente limpando e ordenando quando vê uma Jeroboam (garrafa de 3 litros) “sepultada” atrás de outras garrafas.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O 4° produtor mundial de vinho? Acredite, é a China

De acordo com a BBC News a China pode se tornar o maior produtor mundial nos próximos 50 anos. Hoje em dia o consumo é basicamente interno e a qualidade não alcança ainda patamares internacionais, mas o gosto para vinhos finos está lentamente se radicando e o crescimento do vinho chinês está se desenvolvendo em ritmo notável.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Um honesto rosé orgânico

Continuando em tema eco-friendly, este é um vinhozinho interessante que vai agradar as suas tardes de verão.
Já falamos aqui da Avondale e dos cuidados que a vinícola sul-africana tem com os próprios vinhedos: agricultura orgânica é a chave do negócio.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O vinho com a pegada

Você já ouviu falar em carbon footprint? Literalmente é a "pegada de carbono", ou seja, o calculo do impacto total em emissões de carbono associadas a uma operação, empresa, etc.
Pois bem, chegou o primeiro vinho com a pegada de carbono no rótulo: o Mobius Sauvignon Blanc da vinícola New Zeland Wine Company (NZWC). Ele inclusive é certificado pela Carbon Trust, a agência européia que calcula as reduções de emissões carbônicas na indústria alimentar.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ceia (e almoço) de Natal: com que vinho vai?

Amigos e amigas, neste post eu ia simplesmente desejar pra vocês um Feliz Natal, mas pensei que pode se tornar mais interessante com uma troca de sugestões.
A minha ceia será, como de tradição da minha terra, à base de peixe e frutos do mar, então “opcionei” da minha adega um Fiano di Avellino Feudi San Gregorio e um Chablis Barton e Guestier Glod Label.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Direito privado ou vinho?

Pode uma Instituição de direito privado e utilidade pública ser também produtora de ótimos vinhos? A resposta é afirmativa, pois a Fundação Eugênio de Almeida opera na área de assistência cultural, social e espiritual e produz também vinhos entre os melhores de Portugal (o Pêra Manca lhe lembra algo?).

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O presente para cortar as amizades

Glamouroso como uma loja de ferramentas é o clássico presente que acaba com qualquer amizade mais sólida do mundo.
O saca-rolha elétrico da Bosch parece e funciona como uma furadeira/parafusadeira e substitui a gravata cinza-rato na lista dos presentes menos bem-vindos; e é certamente um dos objetos mais feios das galáxias.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Terroir chileno + uva francesa + passaporte italiano = vinhaço

Antes de ser acusado de dar preferência a vinhos italianos ou produzidos por italianos no exterior (o que é a pura verdade), juro que não sabia que por trás do chileno Erasmo tinha um italiano também! Apesar de ter o nome do meu tio...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

10 presentes de Natal “eno-lógicos” a partir de R$ 5,00

Para presentear um enófilo experiente não tem nada melhor que um bom vinho, pois ele já possui a maioria de acessórios e já vimos as 5 regras para não errar. Mas nem todo mundo é enófilo experiente: tem “simples” apreciadores da bebida ou curiosos que estão se aproximando ao mundo do vinho, que vão adorar receber um presente de Natal “eno-lógico”.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Madonna e a água que se torna vinho

Eu aqui critiquei os gostos da Madonna, mas ela já tinha entendido tudo!
A Fiji Water, uma das maiores marcas de águas importadas dos Estados Unidos expandiu os próprios negócios ao vinho. A companhia comprou a Justin Vineyards and Winery, vinícola familiar da Califórnia, cujos vinhos são muito apreciados pela crítica (o seu ícone Isosceles foi o n.6 da lista da Wine Spectator em 2000). Junto com os vinhedos a compra incluiu os locais da vinícola que compreendem uma pequena pousada e um restaurante.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vertical ou diagonal? Descubra os tipos de degustação possíveis

Muitos de vocês devem ter participado de algum tipo de degustação. É uma atividade interessante e divertida: vai conhecer vinhos, histórias e pessoas. E vai voltar pra casa mais feliz.
Muitas degustações organizadas por aí são simplesmente de apresentação de novidades no mercado, ou de promoção de um produtor, sem nenhuma lógica particular nem características didáticas. Mesmo estas degustações sem método trazem uma experiência útil, mas para afinar as capacidades sensoriais e se tornar mais competentes, é mais eficaz seguir um método comparativo.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Esta foto acaba com o glamour do vinho...

Pra você que acha o vinho como algo associado ao glamour, elegância, requinte e finesse, esta foto vai clarear suas ideias...

domingo, 12 de dezembro de 2010

O bolso esperto Patagônico

Recentemente falei dos vinhos da Patagônia argentina, este vinho que segue é um interessante exemplar daquele estilo e, o que mais importa, com preço mais interessante ainda.
A Bodega del Fin del Mundo é uma vinícola relativamente recente (1996), situada na província de Nenquem em uma área totalmente desértica. Para poder transformar um local de areia e pedras em verdejantes e prósperos vinhedos foi necessário muito esforço. Como é distante das águas do Rio Negro foi construído um canal de irrigação de 20 km para levar as águas do rio até o solo da vinícola. Confira nas fotos abaixo o antes e o depois.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mais uma trapaceada: a safra fictícia

Já vimos várias práticas ao limite da legalidade que uns produtores usam para aumentar o lucro e recentemente falamos dos chips. Hoje vamos descobrir uma das outras trapaceadas possíveis .
Pra mim, a marca a fogo do ano de engarrafamento na rolha deveria ser obrigatória, pelo menos em um mundo perfeito. Mas na crua realidade pouquíssimos o fazem e sabem o por quê?

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Não desperdice...

"A vida é curta demais para se beber maus vinhos."
> Hubrecht Duijker

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Que vinho presentear no Natal? 5 regras para não errar

O eno-apaixonado é um bicho estranho. Ao supermercado voa direto para a seção dos alcoólicos e passeando com a cara metade pára somente na frente da vitrine da loja de vinhos. E sabe o que ama receber de presente? Que diamantes que nada: uma garrafa de vinho é para sempre, até mesmo se depois de 2 dias ela já se foi. O enófilo apaixonado sabe do que estou falando: aquele vinho é um bem que vai além do material, é uma experiência, uma lembrança. Então aqui estão 5 regras de ouro para escolher a garrafa certa como presente de Natal para seu amigo/parente enófilo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Disneyland do vinho

O amigo Bruno voltando de viagem de Aruba me trouxe de presente um vinho da Califórnia. Vinho californiano não é bem um produto típico de Aruba, mas como ele me conhece, pensou bem que teria gostado desta garrafa mais do que de uma de areia colorida ou de uma linda concha gigante!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Aromas na taça: dicas e técnicas para desenvolver seu nariz

Aromas do vinho não são uma lenda: sem chegar a estes excessos de uns degustadores sem noção, a verdade é que existem e são muito importantes.
O olfato é componente fundamental na apreciação de um bom vinho, até na parte gustativa: tente beber o vinho com o nariz fechado e verá que tem outro sabor. Nao é a toa que as taças de vinho têm justamente o formato que auxilia o trabalho do seu órgão olfativo.

domingo, 5 de dezembro de 2010

O vinho mais antigo à venda e outras raridades em circulação

Hoje falamos de uma das questões que mais fascinam dentro do mundo do vinho: vinho antigo.
Já comentamos aqui sobre o tempo de guarda , e sobre os champagnes de 1780 achados no fundo do mar, mas hoje quero ir além e descobrir com vocês as maiores raridades do mundo do vinho ainda em circulação.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Desmentido 3 mitos sobre vinho rosé

O verão se aproxima, o calor já chegou, então pensei escrever duas (aliás 3!) coisinhas sobre vinho rosé, este desconhecido, mas interessante amigo em dias de calor. Vamos tentar fazer um pouco de clareza e desmentido os 3 maiores enganos à respeito.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O futuro do vinho segundo Robert Parker

Semana passada aconteceu em Piemonte o Boroli Wine Forum, encontro entre importantes personalidades internacionais do mundo enológico. Um dos assuntos de discussão era o futuro do vinho: já vimos a visão do Michel Rolland, desta vez  o Antonio Galloni, editor europeu da revista The Wine Advocate do Robert Parker, expôs a visão que o crítico americano enviou por escrito em 10 pontos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A verdade sobre a lista da Wine Spectator: composição X execução

Esta recente matéria da Wine Spectator chamou a minha atenção. O colunista Matt Kramer escreve no artigo uma espécie de confissão involuntária sobre as verdadeiras preferências dos jornalistas da revista. Eles, em público premiam vinhos americanos e em privado admitem a inferioridade e bebem vinhos franceses.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vinho bom não é de grandes empresas

“As grandes empresas não podem produzir grandes vinhos”. Se esta frase fosse minha não seria nada surpreendente (vocês já conhecem a minha opinião a respeito). Mas a pronunciar esta sentença foi o Michael Mondavi, filho daquele Robert, fundador de um império vitivinícola nos EUA, que hoje, por prazer, distribui vinhos de alta qualidade produzidos por pequenas empresas.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como servir o vinho para os seus convidados

O serviço do vinho tem umas regras base.
Sei que para muitos dos meus leitores isso é óbvio e sabido, mas parece que não é tão óbvio assim: garanto que pessoas frequentemente me perguntam sobre estas coisinhas básicas quando estão preparando um almoço/jantar para convidados em casa, então resolvi colocar um breve post sobre o ABC do vinho à mesa.

O Bolso Esperto franco-chileno

Como o Natal se aproxima e provavelmente vai querer comprar uns rótulos mais importantes para comemorar, é bom economizar até lá, com garrafas acessíveis, mas de qualidade respeitável.
Por aqui já falamos várias vezes da família Rotschild, o nome mais importante da viticultura mundial (inclusive achamos também um bolso esperto bordales), hoje vamos falar de um dos seus inúmeros projetos mundiais.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Itália: os vinhos tops da Campania

Hoje vou falar um pouco dos vinhos da minha região, a Campania!
Para quem acha que já sou partidário falando da Itália em geral e que vou ser ainda mais sobre a minha terra específica, vou logo dizer que está...certo! Hehe, não, brincadeiras a parte, como vimos não sou eu a dizer que vinho da Campania é sinônimo de excelência, mas a crítica especializada inteira.