Vinopoly

sábado, 4 de dezembro de 2010

Desmentido 3 mitos sobre vinho rosé

O verão se aproxima, o calor já chegou, então pensei escrever duas (aliás 3!) coisinhas sobre vinho rosé, este desconhecido, mas interessante amigo em dias de calor. Vamos tentar fazer um pouco de clareza e desmentido os 3 maiores enganos à respeito.

1) O vinho rosé é obtido misturando tinto com branco.
Este é o mais clássicos. Nada de mais falso: a verdade é que misturar uvas tintas é até proibido por lei em muitas regiões vinícolas (pelo menos na Itália).
O rosé é sempre vinificado partindo de uva tinta, com o método de maceração curta. Ou seja, o mosto é deixado em contato com as cascas para um tempo menor do que com os tintos, até chegar à coloração que o enólogo quer.
Somente na França, e exclusivamente na região de Champagne, elabora-se rosé misturando-se tinto ao branco, até de safras diferentes. Eles o chamam de cuveé, mas se pronuncia “marketing”.

2) O rosé foi inventado pelos franceses.
A verdade é que a origem é incerta. Na idade média, por exemplo, nas regiões italianas e espanholas costumava-se adicionar o branco para “aliviar” o tinto. Hoje todo mundo se apropria da invenção, mas parece que a origem dos primeiros rosés vinificados com maceração curta vem da região italiana de Puglia, no fim da segunda guerra. Mas parece que o Conde Pavoncelli di Cerignola em 1890 já vendia aos franceses um vinho rosé de uvas Nero di Tróia.

3) Todos os roses se parecem um pouco.
Nem é preciso comentar, né? Quem pensa (e diz) isso pode voltar ao seu refrigerante.

3 comentários:

  1. Valeu! eu amo vinho rosé...no verão é a melhor pedida.

    Um bom domingo.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acabamos de abrir um site cujo o objetivo é divulgar os vinhos da Provence no Brasil. Como vc sabe, é a maior região de produção de rosés do mundo!
    Gostemos do seu artigo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Essa eu ja sabia! Mas vale relembrar!

    dica de vinhos e vinicolas neste portal
    http://www.anunciarsitenaweb.com referencia em procurar vinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...