domingo, 28 de novembro de 2010

O que os astros bebem?

Você acha que um astro da música internacional automaticamente é entendedor de vinho. Faz sentido: dinheiro, boa vida, viagens, festas, eventos, conhecimentos e conhecidos. Pois é, e em alguns casos é verdade: uns como o Sting, Mick Hucknall do Simply Red e Whitesnake até produzem os próprios vinhos (os primeiros 2 na Itália e os terceiros na Califórnia). Mas em muitos outros casos a equação star = wine lover está longe do ser correta.

Inspirado pelo recente comentário do Gary Vaynerchuck, fui pesquisando pela rede e encontrei alguns dos requerimentos básicos das pop-star em tournée para os quartos de hotel e camarim. E nos pedidos o vinho nunca falta. Ou quase.

Vamos começar pela diva das divas: Madonna. Bom, ela deve tomar um Chateau Margaux, Latour, Ornellaia? Nada disso! É para ela que vai a pior nota, pois ela bebe é água Fiji.

Bono e o U2 não parecem ser muito experts, pois a pedida era “3 very good Bordeauxs” (com o “s” no final).

Jon Bon Jovi não vai muito além, pois se contenta de um modesto Mouton Cadet (que é sim um bom vinho, mas que para a Barone Philippe de Roschild seria o Casilleiro del diablo para a Concha Y Toro).

Já o Sammy Hagar do Van Halen quer Pinot Noir da França ou Califórnia (como se fosse a mesma coisa!) ou Barolo, mas sem especificar marca.

O Elton John prefere “Chateu Nuef de Pape e Eshaseaux” (mas como este povo escreve, hein?).

A Mariah Carey só bebe Opus One e não quer saber de mais nenhum vinho (que nem receita médica).

O Rapper Jay-Z sabe o que quer e vai para portos seguros (por que arriscar?) com champagne Crtistal do Louis Roederer, Sassicaia e outros supertoscanos da área de Bolgheri.

Mas o que me deixou de boca aberta (e com água nela!) foi a cantora/pianista de jazz canadense Diana Krall (que pessoalmente adoro), com uma lista super-detalhada e competente (confira abaixo): nenhum vinho dos sonhos, mas todos ótimos rótulos de ótimos produtores do mundo inteiro escolhidos a dedo. Parabéns, Diana!

P.S. hors concours o nosso Ed Motta, que para não humilhar os colegas merece categoria a parte: para competir com o seu conhecimento em matéria de vinho, somente os melhores sommeliers do planeta.


 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...