Vinopoly

domingo, 23 de junho de 2013

O segundo vinho do Sassicaia

Este é um vinho “sério”. Tenuta San Guido é o produtor do celebérrimo Sassicaia, o vinho italiano mais emblemático e badalado do mundo. Como vimos aqui , seu criador, o marques Mario Incisa della Rocchetta, revolucionou para sempre a enologia italiana “inventando” o primeiro Supertoscano da história, com a utilização de uvas e barricas francesas num Ps vinícola tradicional que sempre priorizou uvas autóctones.
O Nicolò, filho do Mario, guia a vinícola há 40 anos e lançou em 2000 o segundo vinho da casa, o Guidalberto para oferecer um produto para ser consumido mais jovem e ainda introduzindo a novidade da Merlot até então nunca utilizada da Tenuta – o Sassicaia leva Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
Abri recentemente um Guidalberto 2009 e devo dizer que (apesar da proposta de consumo antecipado) ainda está bastante jovem. Corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, boa parte das uvas vem dos mesmos vinhedos que dão vida ao primeiro vinho. Estagia 12 meses em barricas usadas (francesas e americanas), mais 3 em garrafa.
O vinho é muito intenso, em cor aromas e sabor. Nariz de fruta silvestre ainda verde, alcaçuz e tabaco, algumas especiarias e notas minerais; sensação confirmada numa boca de grande equilíbrio e persistência. Acidez vibrante, taninos muito vivos e madeira bem integrada. Final longo. Muito bom agora, mais um tempo de garrafa vão torná-lo ainda melhor.
Vinhão.

Vinho:
Guidalberto
Safra:
2009
Produtor:
Tenuta San Guido
País:
Itália
Região:
Toscana
Uvas:
Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (40%)
Alcoól (Vol.)
13,5%
Importadora:
Ravin
Custo médio:
R$ 320,00
Notas:
RP92+ ; WS90

2 comentários:

  1. Tomei recentemente um Guidalberto 2009 no final de uma degustação que estava primoroso. Certamente ainda tinha muita vida pela frente, mas foi degustado com a aprovação de Mr. Martins.
    Um abraço, Antônio Meirelles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Antonio,
      Se o monsieur Martins aprovou, então está aprovado!
      Forte abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...