quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Que vinho presentear no Natal? 5 regras para não errar

O eno-apaixonado é um bicho estranho. Ao supermercado voa direto para a seção dos alcoólicos e passeando com a cara metade pára somente na frente da vitrine da loja de vinhos. E sabe o que ama receber de presente? Que diamantes que nada: uma garrafa de vinho é para sempre, até mesmo se depois de 2 dias ela já se foi. O enófilo apaixonado sabe do que estou falando: aquele vinho é um bem que vai além do material, é uma experiência, uma lembrança. Então aqui estão 5 regras de ouro para escolher a garrafa certa como presente de Natal para seu amigo/parente enófilo.

1) No mesmo preço, nem todas as garrafas são iguais. Entendo que olhando, assim todas ordenadinhas nas prateleiras, pareçam a mesma coisa, mas não é. Seja qual for o seu orçamento se informe sobre os gostos do destinatário. Chame a sua famíliao amigo dele, o seu vizinho, o seu restaurante preferido e peça conselhos sobre o que ele ama beber. Trocar um Malbec mendoncino com um Côtes du Rhône (e vice-versa) poderia ser fatal.

2) Priorize a qualidade sobre a quantidade. Dentro do mesmo orçamento melhor dar uma garrafa “importante” que 3-4 medíocres de supermercado. Normalmente o enófilo prefere vinhos complexos e longevos.

3) Duas garrafas iguais são melhor que uma. Tudo bem com a longevidade e tudo o resto, mas quando se tem uma garrafa que não se conhece o desejo de abri-la logo é muito grande. Então melhor doar duas garrafas idênticas: uma para o consumo imediato, a outra para guardar por anos (e enfim comparar o estado de evolução).

4) Não precisa gastar fortunas. Como vimos, preço alto não garante qualidade. Existem bom vinhos em todas as faixas de preço. Na dúvida, peça conselho. Ou leia as avaliações do MondoVinho.

5) Tente evitar as cestas de Natal pré-embaladas. Em geral o enófilo as acha pouco atraentes em quanto, de fato, raramente contêm emoções. Dentro da caixa podemos encontrar de geléia a caviar... não é mal, mas é nada personalizado. E também, fala sério, parece presente empresarial.

A lista está aberta: qualquer conselho/acréscimo é muito bem vindo. E depois se alguém se apresentar na minha casa com 2 garrafas da mesma safra do Primitivo di Manduria Sessantanni, significaria que leu este post com muita atenção. E a minha mulher (que o prefere aos diamantes) agradeceria pelo resto da vida.

2 comentários:

  1. Mário,muuuito interessante seu post e você como sempre, nos dando dicas valiosas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Leonor,
    E você é sempre gentil demais comigo e com os meus posts!
    Obrigado, mesmo!
    Grande abraco.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...