Vinopoly

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A lista das Top30 castas da Itália. Confira

Quais são as castas mais plantadas na Itália? O Corriere Vinicolo publicou nestes dias a lista das 30 variedades mais cultivadas na bota itálica. Nenhuma grande novidade, mas temos também algumas surpresas.
No 1° lugar, sua majestade, Sangiovese, presente de norte a sul. Segunda classificada a Montepulciano, mas analizando atentamente a lista, ela distingue a distingue a casta Trebbiano em: giallo, romagnolo, abruzzese e toscano; somando elas, a Trebbiano ganharia disparada uma segunda colocação. Verdadeira surpresa é ver no 3° lugar a branca Cataratto , casta cultivada quase exclusivamente na Sicília. A seguir a primeira uva não autóctone, a francesa Merlot, embora cultivada no Pais já há várias décadas. Já a onipresente Cabernet Sauvignon, onipresente com consistência no resto do mundo, na Itália se coloca “somente” na 12ª posição.
Interessante também comparar os dados de 2000 com os de 2010, por exemplo constatando o sucesso do Prosecco, da Pinot Noir (quase dobrou) e sobretudo da Syrah, que quintuplicou sua produção.
Segue a lista completa.


2 comentários:

  1. Grande Mario,
    Que legal ver esse monte de uvas diferentes na Itália. Uma riqueza incrível. E como você disse, lideradas pela majestade Sangiovese! Fiquei curioso com a Carmenere. Embora ainda não tenha bebido, sei dos vinhos feitos com essa casta no Vêneto. Fiquei intrigado com a colocação de Cabernet Franc entre parenteses. Havia confusão com ela na Itália assim como aquela ocorrida com a Merlot no Chile? Li algo rapidamente em um site inglês.
    Grande abraço,
    Flavio
    Ps. Obrigado pela referência (e elogio) ao meu (nosso) blog em seu comentário na outra postagem! Fiquei feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Flavio,
      Na Italia temos quase 1000 castas diferentes, sendo que cerca da metade são realmente usadas para vinificação.
      Você acertou em cheio a questao da Carmenere, por um bom tempo se achou na Italia que fosse Cabernet Franc!
      Forte abraço!
      P.S. que isso, não precisa agradecer, seu blog é muito bom mesmo! Eu sou seu fã.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...