Vinopoly

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As novas tendências do vinho para o 2011

Os grandes Países produtores de vinho, é sabido, consomem basicamente o próprio produto nacional, então para entender as tendências mundiais é preciso olhar para os grandes importadores, como Inglaterra e Estados Unidos. Pois bem, navegando para sites e blogs anglo-saxões é possível deduzir que as novas tendências do mercado do vinho em 2011 seriam as seguintes:

domingo, 30 de janeiro de 2011

Borgonha estragado...ninguém merece!

Este vinho tinha tudo para ser um companheiro agradável do meu almoço: casta “nobre” (Pinot Noir), região badalada (Borgonha), produtor reconhecido (Chanson Pére & Fils, desde 1750), terroir selecionado (Côte de Beaune) e inclusive no corte entravam parcelas de uvas dos melhores 1er e grand cru da vinícola.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Deus salve o Gambero Rosso do James Suckling

Vocês conhecem este homem na foto. Para quem não o conhece, esta cara de serial killer com cabelo de roqueiro falido corresponde ao nome de James Suckling. Já falei dele neste post (inclusive vão achar mais notícias sobre ele neste recente post do colega Fábio Baptista do ótimo blog Vinhão!) 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O top 10 dos micróbios na sua taça de vinho

Somente desta vez vou convidar vocês a levar a taça à orelha ao invés do nariz. Ouviu nada? Estranho, pois o vosso vinho está cheio de micróbios fazendo bagunça. Uns são bem-vindos para um precioso trabalho, outros são responsáveis pelos piores cheiros já sentidos e umas vezes são visíveis a olho nu. Para saber mais sobre eles o MondoVinho apresenta o “Top Ten dos micróbios na sua taça”.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Como saber se o espumante é bom somente com uma olhada

Verdade, as festas de fim de ano são os dias em que se consome mais espumante. Mas com o nosso clima tropical e o verão apenas começado, prevejo muitos espumantes frescos chegando por ai. Pelo menos na minha taça.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O vinho gosta de Mozart

É sabido de criadores de animais que fazem escutar música clássica aos bichos, mas já ouviram de viticultores que colocam Mozart para as uvas?
Thomas Koeberl e Markus Bachmann, enogastronomistas vienenses, quiseram demonstrar que Mozart não faz bem somente a alma, mas também ao vinho. E estão acolhendo adeptos da teoria da “Sonor Wines”, a descoberta musical-enológica que acabaram patenteando. De acordo com essa teoria os efeitos da música clássica, e de Mozart em particular, seriam milagrosos. A sinfonia n.41, por exemplo, traria excepcionais benefícios durante a fermentação: “O sabor do vinho muda, se torna melhor e mais refinado” afirmam.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Horóscopo do vinho: Capricórnio

Primeiramente devo dizer que não acredito muito na astrologia e nunca leio o meu horóscopo; mas como no começo do ano parece matéria obrigatória, pensei em escrever algo que ligue os astros ao vinho (afinal a biodinâmica ensina) e, com a ajuda de umas pessoas que, ao contrário de mim, acreditam e entendem de astrologia, elaboramos um “horóscopo enológico”.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Enquête sobre as vinícolas mais espetaculares do planeta (vote)

Dando continuidade ao último post sobre as vinícolas mais espetaculares do planeta, coloquei a enquête na coluna direita da página para votar as suas preferidas.
Votem bastante e vamos assim descobrir os gostos eno-arquitetônicos dos leitores do Mondovinho!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As 20 vinícolas mais espetaculares do mundo (vote a sua preferida)

Se pensar em vinícolas, logo vem na mente a imagem de lindos Chateaux franceses ou de encantadoras vilas italianas. Mas, como o mundo do vinho evolui, com o mesmo passo está mudando também o visual das vinícolas. O estilo clássico cede o lugar a construções modernas e ousadas; e com a assinatura de arquitetos badalados, os produtores ampliam a própria gama de instrumentos de marketing e de atração eno-turisticas nas próprias adegas.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vinho e negócios...

"Se o vinho atrapalha teu negócio, larga teu negócio!"
> MAURO CÔRTE REAL

domingo, 16 de janeiro de 2011

O futuro-passado do Brunello

Uma volta ao passado que soa como novidade: os Brunellos estão abandonando a barrique.
Como vimos neste post, a tendência de envelhecer vinhos em pequenas barricas de 225 litros (resultando em vinhos cheios de madeira) está mudando e até os famosos Brunellos di Montalcino estão fazendo um passo atrás, voltando a usar grandes tonéis de carvalho.

sábado, 15 de janeiro de 2011

O irmãozinho de raça do Sessantanni

Já não é mistério: sou fã declarado de uva Primitivo e falei aqui de um dos meus preferidos: o Primitivo di Manduria Sessantanni (Luccarelli Old Wines). Mas não é propriamente econômico, né?
Pois bem, a dica para o seu Bolso Esperto de hoje traz o irmãozinho caçula dele.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Solidariedade para as vitimas das enchentes

Meus amigos leitores, enquanto nós estamos tranqüilos, tomando vinho dentro dos nossos lares, nossos vizinhos estão vivendo uma verdadeira tragédia.
Por isso queria, com este post, pedir a solidariedade de vocês para a população da região serrana do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Um outro belo Merlot chileno

Uma vez escolhido o País, faz sentido beber um vinho feito com a uva emblemática daquele País? Faz, pois geralmente trata-se da uva que melhor se adapta aquele determinado solo e mais expressa aquele terroir.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Você é obeso? Parabéns: tem o melhor nariz

Uma recente pesquisa médica afirma que quem estiver acima do peso tem um olfato melhor. O estudo, feito pela Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, declara que os quilos extras tornam as pessoas mais sensíveis ao cheiro de alimentos, mesmo depois de ter comido. Praticamente o agudo olfato dos obesos poderia de fato encorajar estas pessoas a comer mais, mesmo quando satisfeitos, facilitando daí o acúmulo de peso.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Na Europa não existe vinho orgânico (5 verdades sobre vinhos “bio”)

Inspirado pelos comentários recebidos neste post sobre vinho biodinâmico, gostaria agora de postar aqui 5 coisas que sei sobre vinho orgânico.
1) O vinho orgânico ainda não existe na Europa, ou melhor, existe, mas não é certificável. Diferentemente de alguns Paises do Novo Mundo, a legislação européia ainda não prevê um certificado para vinhos biológicos e a última proposta de certificação foi rejeitada pelo Parlamento de Bruxelas em junho passado. Isso, naturalmente, para agradar os grandes lobbies de produtores. Por enquanto no rótulo é possível somente declarar “vinho procedente de uvas orgânicas”, até mesmo se o vinho for biodinâmico e não for usado nenhum tipo de química.

sábado, 8 de janeiro de 2011

O Bolso Esperto franco-argentino

33° é o paralelo que passa pela província de Mendoza, onde este vinho é criado e produzido; Bodegas Chandon é o projeto argentino da casa francesa, que pertence ao grupo Moët Hennessy; e Latitud 33 é a linha de vinhos jovens e frescos da vinícola.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O futuro do chopp? De cabeça pra baixo

A cerveja entra pelo fundo do copo e não por cima. Parece um falso, mas é verdade. Esta maquina já está sendo usada em vários lugares dos Estados Unidos e alem de ser um espetáculo inédito é particularmente vantajosa, pois permite de encher 4 copos ao mesmo tempo, tendo as mãos livres.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Que tal uma vinho-terapia no endereço mais badalado do mundo?

Nova York: metrópole frenética e agitada; mas no endereço mais badalado da cidade e talvez do planeta (Quinta Avenida com Central Park South), se “esconde” um refúgio de paz e bem estar. À base de vinho, é claro!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Supertoscaninho de classe

Quem me conhece sabe que adoro Supertoscanos. Talvez porque em um único produto encontro todos os meus lados de consumidor: a raiz e o terroir (juntos ao know-how) italianos, uvas francesas e estilo moderno/novomundista de qualidade. O melhor da globalização aplicada ao vinho...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A China aprende rápido a pior lição do Ocidente

Como vimos aqui, a viticultura na China está evoluindo com rapidez, mas, esperando a qualidade, os chineses estão aprendendo rapidamente também o que de pior o mundo do vinho tem em ocidente: a falsificação.
De acordo com o China Times, na província de Hebei, cerca de 30 vinícolas foram fechadas após seus vinhos serem comprovados como falsificados, durante um programa de tv. Nesta reportagem, um gerente de vendas admitiu que uns vinhos da região tinham uma pureza de 20%. O restante era composto de água, aromas artificiais, corantes e ácido cítrico.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Deus nos livre da alergia ao vinho

Hoje em dia 500 milhões de pessoas são obrigadas a abrir mão de uma boa taça de vinho.
Motivo? Alergia ao vinho.
Pois é, cerca de 8% da população sofre com isso e às vezes nem sabe.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Os 10 mandamentos para o enófilo do 2011

O novo ano chegou e seja você um novato que está se aproximando ao mundo da uva fermentada, seja um enófilo experiente, seja um guru que consegue adivinhar a varietal com a taça a 30 cm de distância, tem que se lembrar que os pecados mortais dos enochatos estão à espreita, então tome cuidado!