quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O melhor Merlot do Chile

Este vinho ganhou o titulo de melhor Merlot do Chile no prêmio AWoCA 2010 (7º Annual Wines of Chile Awards.), então podia o MondoVinho ficar por fora? Claro que não, portanto curioso o experimentei.

A vinícola Ventisquero dispensa apresentações, não é? Simplesmente uma das mais celebradas vinícolas do Chile, em particular do Vale de Maipo.

A linha Grey é uma sucessão. E este Merlot explica bem o porquê.
  
Quando o abri temi pelo pior, porque a rolha estava ressecada e se quebrou em 2 deixando no meu saca-rolha somente a metade dela. Isso não prometia nada de bom: sinal inequivocável de má conservação, que eu não podia imaginar, pois comprei pela internet. Mas quando finalmente consegui (com não pouca dificuldade) extrair a outra metade da rolha, graças ao deus Baco vi que o vinho não ficou prejudicado, aliás, estava muito bom mesmo!

Não esperem obviamente a elegância dos merlots franceses, pois estamos falando de Novo Mundo, mas tem certa elegância sim, porém contrabalançada pela potência (15% de álcool). Aromas florais com muita baunilha e mel, notas de pimenta, corpo médio, taninos sedosos, e bastante equilíbrio. Estagia por 15 meses em carvalho francês mais 12 em garrafa. Ainda leva 10% de Carménère e 5% de Syrah em seu corte.

Enfim, não sei se é realmente para ser considerado o melhor Merlot do Chile, mas garanto que é uma delicia.

Voto gringo: 8



Vinho: Grey Merlot

Safra: 2005
Produtor: Ventisquero
País: Chile
Região: Maipo
Importadora: Cantu
Custo médio: R$ 80,00

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...