Vinopoly

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Queda dos preços de Bordeaux!


Certamente a crise sanitária mundial marcou uma inevitável queda dos preços de praticamente todos os rótulos top do planeta. Por exemplo os vinhos de Bordeaux registraram uma baixa de até 35% como consequência da pandemia, mas analisando mais de perto a badalada região frances, pode se notar que essa tendência vem se manifestando já há anos.

De acordo com o relatório anual de Wine Lister “For better, for worse” é evidente uma clara desconexão entre a popularidade de Bordeaux e seus Châteaux mais prestigiados e o andamento dos preços.

Desde maio de 2014 até hoje de fato os vinhos bordoleses mostraram o índice de crescimento mais lento de todo o mercado de fine wines, sendo ultrapassados por vinhos das regiões de Piemonte, Borgonha, Califórnia e Toscana, que registraram melhores performances.

Mesmo assim, no imaginário coletivo, Bordeaux continua sendo de longe o território de vinho mais popular. O mesmo relatório aponta que, calculando o número de pesquisas no "Wine Searcher" (o maior banco de dados de vinhos do mundo), os vinhos de Bordeaux ficam amplamente na liderança. Entre os dez primeiros rótulos mais procurados, seis são “grifes” bordolesas: Château Mouton Rothschild, Château Lafite Rothschild, Château Margaux, Château Latour, Pétrus, Château Haut-Brion e Château Pontet-Canet. Seguem os Borgonhas, Toscana, Califórnia e Piemonte.

Ou seja, a dificuldade nos mercados e a longa desaceleração dos preços, parecem não ter afetado a reputação de Bordeaux, mas certamente a concorrência de regiões capazes de atingir picos de qualidade cada vez mais importantes continua restringindo o campo no mercado de vinhos finos. Ao mesmo tempo, o aumento desproporcional dos preços de alguns anos atrás, impulsionado principalmente pelos mercados asiáticos, mostrou ser uma bolha que, antes ou depois, era destinada a esvaziar-se.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...