Verdade, as festas de fim de ano são os dias em que se consome mais espumante. Mas com o nosso clima tropical e o verão apenas começado, prevejo muitos espumantes frescos chegando por ai. Pelo menos na minha taça.
Então seguem as dicas básicas para saber distinguir um bom espumante de um ruim, somente olhando para a taça. Cheia, é claro.
1) Borbulhas minúsculas (puntiformes), perlage espesso e incessante, movimento ascensional lento e implacável: vinho espumante de alta qualidade.
2) Borbulhas médias (mais ou menos como a cabeça de uma agulha), “colar” carbônico não muito consistente: vinho espumante de média qualidade.
3) Borbulhas de mergulhador (de diâmetro de um botão de camisa): vinho espumante de modesta qualidade
4) Uma única bolha na taça, grande como uma moeda de 1 Real: vinho espumante de péssima qualidade.
Obviamente os pontos 3 e 4 são uns meus exageros de brincadeira, espero que não existam espumantes com borbulhas deste tamanho.
De qualquer forma o recado está claro: quanto menor e numerosas as borbulhas, melhor o espumante.
Para evitar encontrar estas desagradáveis surpresas, se não quiser extrapolar com Champagne francês, recomendo Franciacorta e Prosecco, da Itália. E a seguir, os ótimos como falei várias vezes, espumantes da Serra Gaúcha Brasileira.
E se mesmo achar um com uma única bolha, para não desperdiçar o preço pago, podem sempre usar a taça como nível de espírito: para verificar a inclinação da sua mesa, da sua parede ou para pendurar quadros.
.
Mario, parabéns pelo post, está o maior sucesso!!!
ResponderExcluirAbs e saúde
Silvestre
www.vivendoavida.net
Oi Mario,
ResponderExcluirUltimamente venho insistindo nos espumantes brasileiros mas alguns não tem sido do meu agrado. Quais você recomendaria sem medo de errar, ando meio cansada de experimentar e gastar dinheiro em espumantes fracos.
Obrigada
Abs
Bravo! Belo post.Uma aula.
ResponderExcluirAbraços.
Muito obrigado, Silvestre!
ResponderExcluirVindo de você o elogio vale em dobro, alias em triplo!
Grande abraço!
Rosane,
ResponderExcluirO meu favorito é o 130 da Casa Valduga. Mas (quase) a inteira linha da casa é de bom nível. Outro produtor que gosto é Cave Geiss. Isto para os Brut.
Já se quiser um moscatel honesto recomendo o da Garibaldi.
Experimente e depois me diga a sua opinião.
Grande abraço!
Leonor,
ResponderExcluirDesmasiada gentileza sua.
Obrigado!
Abração!
Mario
ResponderExcluirMuito obrigada pela dica.
Depois te falo o que achei.
Abs
Mário, eu tb gosto muito do 130 Casa Valduga e como vc disse eles são de qualidade. Valeu a dica
ResponderExcluir