terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A China aprende rápido a pior lição do Ocidente

Como vimos aqui, a viticultura na China está evoluindo com rapidez, mas, esperando a qualidade, os chineses estão aprendendo rapidamente também o que de pior o mundo do vinho tem em ocidente: a falsificação.

De acordo com o China Times, na província de Hebei, cerca de 30 vinícolas foram fechadas após seus vinhos serem comprovados como falsificados, durante um programa de tv. Nesta reportagem, um gerente de vendas admitiu que uns vinhos da região tinham uma pureza de 20%. O restante era composto de água, aromas artificiais, corantes e ácido cítrico.

Que beleza, hein!

Agora o que pode fazer um consumidor para se defender destas trapaceadas? Infelizmente não existe um método certo, é preciso um esforço de avaliação crítica.
Talvez possa ajudar o velho sistema dos preços baixos. Como vimos, preço alto não é necessariamente sinônimo de qualidade, mas preço muito baixo é pelo menos suspeito. Considerando que este vinhos eram vendidos a U$0,75 a garrafa, o suspeito deveria ser espontâneo.
Um pouco como acontece com uns Chianti e Valpolicella vendidos por aqui a R$ 15,00 – R$ 20,00. Talvez não sejam água e corante, mas umas dúvidas sobre a qualidade são certamente autorizadas.

3 comentários:

  1. Pois é, Mario, não há dúvida - quando a esmola é demais, o santo tem obrigação de desconfiar ... Se a gente pensar que, num vinho europeu, cerca de metade do preço de venda é consumido por impostos de importação e por frete, um vinho de 15 reais é na verdade um vinho de 7,5 reais ...
    Por outro lado, a gente sabe que o território chinês fica quase totalmente dentro da tal "isoterma norte" - a região em tese propícia à produção de bons vinhos .. acho que é só uma questão de tempo até começarmos a degustar um Château Ching-Ling ....

    ResponderExcluir
  2. Diluição, corantes e aromatizantes. O resultado não deve ser muito gostoso. Além do preço, a qualidade também denuncia.

    ResponderExcluir
  3. Beba os vinhos chineses e ganhe de ¨blinde¨ uma dor de cabeça fenomenal!!! Tudo isso é muito absurdo!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...