Vinopoly

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Os Oscars do vinho!

O cinema mudo ganhou: a maioria dos filmes não tem mais nada a dizer (como já disse na minha página do Facebook). Com os Oscars na cabeça, decidi premiar com a estatueta (imaginária) os melhores vinhos cinematográficos, ou seja os melhores vinhos nas melhores cenas de filme.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Encontro de Vinhos está chegando!

Amigos enófilos cariocas (e não), como antecipado, vou publicar mais detalhes sobre o evento “Encontro de vinho” que nesta semana chega pela primeira vez na cidade maravilhosa.
Eu estarei lá (fui convidado a fazer parte do painel de experts que elegerá às cegas os 5 melhores vinhos do evento), então é também uma ocasião para batermos um papo pessoalmente.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Finalmente a hora do “bio-europeu”

Lamentamos mais de uma vez por aqui a falta de uma regulamentação para vinhos orgânicos na Europa, e, finalmente, foi aprovado neste mês em Bruxelas um novo regulamento! Já tinha passado da hora, e os parlamentares não podiam mais continuar ignorando a grande demanda do mercado de vinho orgânico, que pede regras bem definidas. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

BOMBA! Robert Parker deixa a Wine Advocate???

Os rumores são sempre mais insistentes e, recentemente, até o ex diretor do Gambero Rosso falou a respeito: Robert Parker estaria passando a Wine Advocate para o Antonio Galloni, atual responsável da publicação para vinhos da Itália, Borgonha, Champagne e Califórnia.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Este sim é um vinhaço!

Recentemente comentamos um Chambolle-Musigny um pouco decepcionante, já este de hoje, pelo contrário, é e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r! 
A Domaine Antonin Guyon é uma vinícola relativamente recente (década de 1960) e possui vários crus na Borgonha. Este Chambolle-Musigny Clos du Village Monopole 2007 me agradou muito e em uma palavra poderia dizer: finesse.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um design feio de “morrer”

Recentemente falamos da importância do nome e do design do rótulo, e como isso influencia as vendas. Existem rótulos criados para agradar todo mundo e outros feitos especificamente por umas categorias especificas. Por exemplo, rótulos com pinturas para quem gosta de arte, com fotos particulares para os amantes da fotografia, com tema musical para os musicofilos, e por ai vai. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Chega finalmente ao Rio o “Encontro de Vinhos”.

É com o maior prazer que vou dar uma notícia que vai deixar feliz toda a comunidade enófila do Rio de Janeiro: chega finalmente à cidade maravilhosa o esperado “Encontro de Vinhos”.
O evento já é uma forte realidade em São Paulo, onde tem ganhando muito sucesso ao longo das 7 edições até agora realizadas. Começado “em off” pela paixão dos amigos e colegas blogueiros Daniel Perches do Vinhos de Corte e Beto Duarte do Papo de Vinho, se tornou rapidamente uma referência na praça paulistana em matéria de aproximação entre importadores/produtores e consumidores finais.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A importância de ter o nome certo: porque escolhemos o vinho pelo nome

Certamente umas denominações de alguns vinhos trazem certo encanto e sozinhas já são motivo de atração. Mas os nomes dos vinho? Isso influencia o consumo?
Não precisa ser guru de marketing para imaginar a resposta, que é, obviamente, sim.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como curtir seu Valentine sem mexer um dedo (ENGENHOSO!)

Você sabe o que é uma Rube Goldberg machine? É uma máquina que executa uma tarefa simples de uma maneira extremamente complicada, geralmente utilizando uma reação em cadeia (fonte Wikipédia).
O estudo fotográfico 2D House de Toronto, realizou uma especial  máquina de Rube Goldberg para o Valentine’s Day, o dia dos namorados, internacionalmente comemorado no dia de hoje, 14 de Fevereiro.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O 9° melhor vinho do mundo? Mais uma decepção...

Agradável noite a de ontem no Astor Bar, em companhia da amada e dos amigos Rafael e Elisa, na base de drinques, ostras e petiscos vários, mas antes de voltar pra casa decidimos fazer uma legítima “saidera” enófila e fomos até a Cavist Ipanema para encerrar a noite com um bom tinto.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bolso Esperto de Cava

Hola, que tal um espumante espanhol? ¿Por qué no?
O clima quente destes dias pede um vinho refrescante, então hoje vamos de Cava e ainda de Bolso Esperto, o que querer mais?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AVISO: este é um post chato. Não leia

Bom, eu avisei. Se realmente está a fim de se entediar, então fique a vontade.
O assunto é chato (mas não eno-chato), pois é um pouco técnico, mas trata-se de um tema diferente, que achei interessante compartilhar.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O que quer dizer “Supertoscano”? Descubra a história deste mito

Frequentemente falamos por aqui em “Supertoscanos”. Mas que raio de vinhos são estes? Qual é a origem deste termo e o que na verdade quer dizer? Neste post vamos descobrir a interessante história deste estilo de vinhos que mudou o panorama da vitivinicultura italiana lançando-a no Olympio dos grandes produtores de vinho internacionais.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Os “infames” sulfitos: o que são e pra que servem?

Já falamos algumas vezes sobre os dois mundos do vinho, o natural e o industrial, e até explicamos a diferença para os alienígenas.
Além da conduta nos vinhedos, o problema principal, núcleo de discussão entre as duas facções, são os famigerados sulfitos, considerados a causa primária da dor de cabeça do dia depois, e de mais várias intolerâncias. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sóbrio ou bêbado?

“Não é verdade que o homem muda quando bêbado, 
é quando sóbrio que está diferente!”
>Thomas De Quincey 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Um vinho superstar (desta vez merecidamente)

Quem me conhece ou acompanha estas páginas sabe que não sou adorador dos vinhos do Novo Mundo: como todo bom italiano, prefiro um estilo mais tradicional, elegância no lugar da potência, acidez e taninos no lugar de fruit bomb e madeira.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Big Brother dos sommeliers

Se você quiser fazer parte da restritíssima lista dos Master Sommeliers, prepare-se a dizer adeus à sua vida atual. De fato, para passar no exame de admissão, você terá que estudar duramente ao longo de anos, esquecendo namoradas, esposas, filhos, amigos e entretenimentos vários, para se converter à religião “enoica” que nem um monge tibetano. A prova parece ser a mais difícil do planeta: tem o menor índice de aprovados e somente 200 pessoas no mundo inteiro podem ostentar o título de "Master of Sommeliers".