Vinopoly

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bolso Esperto de Cava


Hola, que tal um espumante espanhol? ¿Por qué no?
O clima quente destes dias pede um vinho refrescante, então hoje vamos de Cava e ainda de Bolso Esperto, o que querer mais?
A García Carrión é uma empresa tradicional (desde 1890), produz vinhos de denominação de origem em muitas das regiões vinícolas da Espanha, uma verdadeira indústria com várias marcas famosas (a Pata Negra, por exemplo, para citar uma bastante conhecida por aqui). Mesmo assim consegue manter uma boa qualidade e, sobretudo, preços acessíveis. No caso da Cava em questão, a marca Jaume Serra ganhou o título de melhor compra (em termos de custo/benefício) por 3 anos consecutivos pela revista Wine & Spirits.
Pois é, a Cava Cristalino Brut é realmente uma compra interessante. Produzida na região de Penedes, na Catalunha, maior e mais tradicional região produtora de Cavas, é elaborada com o método tradicional (champenoise) nas caves subterrâneas de uma fortaleza do século XVII.
Corte de 3 uvas típicas, Macabeo, Parellada, e Xarel-lo, tem um bel visual na taça, com cor amarela clara brilhante, um perlage delicado e persistente. Boa intensidade aromática, com notas de maça verde, brioches e algo cítrico, na boca é seco, mas amplo, equilibrado e com um final limpo.
Como todo bom espumante, este é um vinho que harmoniza com tudo, capaz de acompanhar uma refeição completa, mas pra mim é particularmente indicado para frios e entradinhas de peixe.
Nada de inesquecível, mas definitivamente uma boa compra, para apreciar a tipicidade da denominação Cava com preço que cabe no bolso: paguei R$32,00, em promoção.

P.S. aqui no Brasil se fala de Cava ao feminino e por isto também usei o mesmo padrão, mas o correto em espanhol seria o masculino “o Cava”.

Voto gringo: 7

Vinho: Cava Cristalino
Safra: Não safrado
Produtor: Jaume Serra (García Carrión)
País: Espanha
Região: Penedes
Uvas: 50% Macabeo, 25% Parellada, 25% Xarel-lo
Teor Alcoólico: 11,5%
Importadora: Vinoteca
Custo médio: R$ 40,00
Notas: 91 W&S

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...