Vinopoly

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A importância de ter o nome certo: porque escolhemos o vinho pelo nome


Certamente umas denominações de alguns vinhos trazem certo encanto e sozinhas já são motivo de atração. Mas os nomes dos vinho? Isso influencia o consumo?
Não precisa ser guru de marketing para imaginar a resposta, que é, obviamente, sim.
Na Europa, por exemplo, um dos vinhos mais vendidos neste mês dos namorados (lembrando que o Saint Valentine’s day, cai no 14 de Fevereiro), é um vinho branco do Alto Adige, norte da Itália, chamado justamente St. Valentin
Mas podemos ir ainda além: pesquisadores canadenses descobriram que o nome influencia a avaliação degustativa. Não estou falando de denominação ou da uva (fatalmente Barolo ou pinot noir criam mais expectativa que Chianti ou trincadeira), mas de fonética mesmo. O resultado da experiência foi claro: um grupo de 134 pessoas degustou duas taças de vinho e a amostra com o nome mais complexo foi julgada melhor que a outra mais fácil de pronunciar, que por isto parecia mais banal. Mas as amostras eram idênticas.
Assim podemos concluir que um nome condiciona, instintivamente, a escolha. Nós aqui analisando aromas, taninos, persistência e até cristalização sensível, enquanto legiões de consumidores escolhem o vinho de maneira totalmente irracional.
É a potência do marketing. Eu mesmo, admito a culpa, às vezes faço algo similar: escolho um vinho que não conheço, neste caso não pelo nome, mas somente pela gráfica do rótulo...faz parte do jogo.
E vocês, já compraram uma garrafa só pelo nome ou pela beleza do rótulo? 

2 comentários:

  1. Mario,

    Antes de tudo parabéns pelo blog. Assinei seu RSS há umas 2 semanas, depois de dar uma geral no blog, e os artigos são sempre muito gostosos de ler.

    Recentemente um amigo, que está começando a beber vinho, foi pra Argentina. Pedi pra ele trazer algumas garrafas pra mim, e indiquei algumas caso ele quisesse trazer do supermercado.

    Na volta, o que ele falou foi: "comprei 3 garrafas. 2 que tinhas indicado, e 1 que o rótulo era muito bonito!" Quer prova mais contundente que essa? Risos.

    Abs,

    José Filipe

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    Respostas
    1. José Filipe,
      Primeiramente, muito obrigado! Fico muito feliz com as suas palavras e seu elogio.

      Quanto ao seu amigo, mais uma prova que o dinheiro investido pelas vinícolas na realização dos rótulos é sempre bem gasto.

      Obrigadíssimo pelo seu acréscimo,
      Grande abraço!

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