Vinopoly

sábado, 31 de dezembro de 2011

A minha "lista" dos melhores vinhos de 2011...

Nem todos os vinhos que bebo acabam no MondoVinho. Bebo vinho quase todo dia e, considerando que participo de degustações e eventos, de qualquer forma tenho que fazer uma seleção para o blog. Em geral procuro falar de vinhos que por alguma razão fazem a diferença, pelo menos pra mim. Muitos vinhos foram descartados não por não serem bons, mas para não serem distintivos sob aspectos que vão de qualidade a preço. Também houve momentos em que não tive muito tempo de postar, e outros casos que simplesmente esqueci (pública admissão de culpa), mesmo tratando-se de vinhos significantes.

Como prevenir a ressaca de fim de ano

Acabamos de acordar: pálpebras coladas, dor de cabeça que nem marteladas na testa, e boca tão seca que parece que dormimos com papel toalha na boca a noite inteira.
O que diabo aconteceu?

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O vinho perfeito para Panettone

Fim de ano, época de espumantes. Como todo bom italiano, os espumantes que mais consumo nestes dias são os Asti, aqui no Brasil chamados de Moscatel. Antes que vocês torçam o nariz convido a clicar aqui para mudar de idéia.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Crise econômica: o Rihanna, que tal uma ducha de Champagne?

Vimos aqui como os russos consomem Champagne nas boates exclusivas: para tomar banho. Porque, vejam bem, meus caros pobres, Champagne pode ser bebido sim, mas também usado como substituto da ducha. Aliás, vocês, espécie inferior, tomem nota que o uso hidráulico do Champagne é o máximo da chiqueira possível para os socialites internacionais.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O meu vinho de Natal (espetacular!)

Vinhaço. Na boca é um Bordeaux de primeira, mas vem do sul da Itália, precisamente da região de Campania (a minha região, por detalhe).
Montevetrano é uma pequena vinícola a poucos quilômetros de Salerno (segunda maior cidade da Campania depois de Nápoles). Produz um único vinho de forma artesanal e em quantidade minúscula. Pela afinidade com os Supertoscanos este vinho poderia ser chamado de "Supercampano" (gostou da minha definição?), pois é um corte de uvas francesas com a uva mais emblemática da região. 

sábado, 24 de dezembro de 2011

Buon Natale (o milagre da vida)

Meus nobres amigos e amigas, leitores e leitoras do MondoVinho, o Albert Einstein certamente sabia pensar e falar melhor que eu, então, neste mágico dia, vou deixar ele falar por mim:
“Há duas formas para viver a sua vida:

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Madonna: a maior eno-chata do planeta?

Recentemente as revistas sensacionalistas around the World comentaram sobre um episódio envolvendo a Madonna: a nota cantora foi jantar com o parceiro da vez na Osteria Cotta de Nova York levando o próprio vinho. Até aqui nada de estranho, já falamos da prática do BYOB (bring your own bottle) e até eu faço isso de vez em quando. Mas a coisa que chamou a atenção foi que a popstar levou para o restaurante até as taças! Aí a imprensa logo se divertiu criticando a suposta fobia que ela tem de germes, bactérias, micróbios e afins.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Esta não é uma normal cartinha para o Papai Noel

Caro Papai Noel,
Neste ano fui realmente bonzinho e comportadinho. 
Bebi com consciência e sensibilidade. Nunca dirigi depois de ter bebido e tentei ficar sempre lúcido e presente, mesmo quando a quantidade de vinhos provados desafiou o funcionamento do meu fígado.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Decantando com o liquidificador, vol.3

Hoje temos um novo relato de uma experiência com o polêmico liquidificador.
Vejo com prazer que a “blender experience” vai fazendo adeptos e fico feliz em saber que ainda existem enófilos sem frescuras, nem preconceitos.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Mais vinho = menos puns (até as vacas sabem disso!)

Já vimos aqui as vacas que tomam vinho, agora cientistas australianos publicaram os dados obtidos alimentando vacas por 37 dias com os resíduos da colheita, ou seja, as borras.
Substituindo a ração tradicional com sementes, cascas e engaços de uvas fornecidos pelas vinícolas, as vacas produzem mais leite e 5 vezes mais rico em ácidos graxos (ou gordos), chamados de “gorduras boas”, importantes para a prevenção do câncer de doenças cardíacas.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bolso Esperto de Natal

Este é um daqueles vinhos que me deixa dividido. Ou seja: de um lado não faz muito o meu estilo, de outro tenho que admitir que este é um Malbec muito bem feito e sobretudo barato pela qualidade oferecida. Eu diria que é um presente de Natal perfeito para quem não quiser gastar muito e fazer bonito, pois é um vinho impossível de não gostar.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Foto do dia: se beber não bata na lei seca

O último item do post anterior tinha falado sobre beber e dirigir. Pois bem, reparem nesta foto. Entre milhares de lugares úteis para bater seu Chevrolet Camaro, este bêbado na Carolina do Norte escolheu o pior: um trailer da lei seca. Felizmente ninguém se machucou gravemente, mas o cara não vai poder dirigir por um bom tempão: carro e carteira retidos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

6 presentes de Natal diferentes

O mundo do vinho nos acostumou a objetos e ridículos como este, ou feios como este outro, mas de vez em quando tem umas invenções bacanas e inovativas. 
Por exemplo, no site da Overwine, loja italiana on-line especializada em acessórios para vinho encontrei alguns produtos diferentes e bem interessantes, que poderiam ser um presente legal para os seus amigos enófilos.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Em tempo de crise o vinho fica melhor?

Na Europa, como sabemos, a crise econômica está brava. Alguns Paises com mais dificuldades financeiras correm risco até de sair da área do Euro e voltar para suas antigas moedas nacionais. Neste cenário, o que poderia acontecer no mundo do vinho?

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Este vinho é pra ficar na memória

Já não é muito comum encontrar um varietal 100% Cabernet Franc, menos ainda se for da Itália. Pois bem, lá vamos nós com mais um supertoscano (desta vez não é “inho”, mas de grande estirpe mesmo). Quem acompanha estas humildes páginas sabe que sou suspeito em falar em Supertuscan, pois é um estilo que me agrada bastante. Mas este aí me conquistou totalmente, um vinho verdadeiramente cativante.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alarme OVNI nas vinícolas!

Ovorrica? Barricovo? Ou, talvez, dado o tamanho, Tonelovo?
Então, que nome dar para este OVNI que apareceu durante a última SIMEI feira da Enologia e Engarrafamento em Milão?
Temos que pensar rapidamente, porque a “coisa” ameaça invadir logo as caves mundiais e as primeiras a serem afetadas serão as biodinâmicas.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Robert Parker: o fim do escândalo. Ou não?

Importantes novidades sobre o escândalo que envolveu o Robert Parker e seus colaboradores. Jay Miller, o crítico incriminado, pediu demissão “espontaneamente” e já não faz mais parte da Wine Advocate. O mesmo Parker informa a “mudança não fácil, mas essencial” no site dele. Parece que o meio das “transações” seja o Master of Wine espanhol Pancho Campo, que intermediou os contatos entre o Miller e as vinícolas de Murcia. O Campo, obviamente, desmentiu tudo.

Escolinha do vinho gringo: o que é “Bâtonnage”

Bâtonnage é uma daquelas palavras que os experts de vinho gostam de falar: é chique, ninguém sabe o que, e te permite de desenferrujar aquele sotaque francês que faz muito MBA em Bordeaux..
Na realidade trata-se de normal “agitação” do vinho através de uma vara, para reportar em superfície as borras que se depositam no fundo das barricas. Normalmente esta mexida se faz depois da fermentação alcoólica e serve a aumentar corpo e perfume dos vinhos.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Um ótimo tinto de uma denominação quase desconhecida

Eis mais um tinto espanhol que agrada paladar e carteira.
A Denominação de Origem “Campos de Borja” é praticamente desconhecida aos demais: constituída em 1980 no nordeste do País, é na variedade Garnacha que foca a sua força, pois nesta região é a casta que consegue melhor expressão e tipicidade.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Robert Parker: ESCÂNDALO! Descoberto o jogo..

Você quer que a Wine Advocate (Robert Parker e Cia.) visite a sua vinícola? No problem: basta pagar o cachê concordado e pronto. Se eu fosse um produtor aproveitaria agora, pois é época de saldos.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aroma de PÊNIS é o que faltava...

“Este é um vinho do ca****o”! Cuidado com esta expressão, hoje vai correr o risco que alguém te leve a sério.
Quando você acha que já viu de tudo, este vídeo do National Geografic TV vai te fazer tombar da poltrona. Na China (aonde, senão?) produzem um licor com um “delicado blend” de pênis de cão, cervo e foca. O efeito seria benéfico para o desempenho sexual.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Horóscopo do Vinho: Sagitário

E com o último signo do ano fechamos aqui a coluna do Horóscopo do Vinho (para recuperar os outros signos clique aqui). 
Você do Sagitário sabe mudar de vida em poucos instantes; sofre com as regras; gosta de viajar e conhecer pessoas de outros lugares; é tolerante, mas quer sempre ter razão.

domingo, 27 de novembro de 2011

Vinhos nacionais: além do óbvio tem coisa boa (e até barata)!

Recentemente participei do “Circuito Brasileiro de Degustação” evento itinerante (aconteceu em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro) promovido pela Ibravin, apresentando 25 vinícolas nacionais e seus vinhos.
Aqui o lugar foi sugestivo: o Iate Clube do Rio de Janeiro. A organização um pouco menos: quase não tinha nada para acompanhar e faltando ainda meia hora para encerrar o evento já não tinha mais vinho para degustar.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Wine Spectator: até parece uma revista cômica!

Passaram já alguns dias da publicação da “esperada” lista dos 100 melhores vinhos do ano da revista Wine Spectator, e na verdade nem ia comentar nada. Já houve uma época em que eu acompanhava a Wine Spectator com mais interesse, e esperava a saída da lista dos Top 100 do mundo com mais empolgação de quanto poderia esperar a próxima capa da Playboy. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A primeira garrafa de papel do mundo!

Chama-se Greenbottle (garrafa verde) e é a primeira garrafa do mundo feita de papel. Biodegradável em algumas semanas e com uma pegada carbônica (ou seja, o cálculo do impacto total em emissões de carbono) de 10% de uma garrafa de vidro. O vinho não fica em contato direto com o papel, mas com um forro de filme plástico, algo parecido com o Bag-in-Box.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como se faz uma barrica

O vinho barricado, não é um vinho “defendido por barricadas”. Vou explicar brevemente e em termos fáceis: é um vinho que matura algum período em barris (ou pipas) de carvalho de capacidade entre 228 e 350 litros, chamadas “barricas” (do francês “barrique”). Durante este período de maturação, dito “afinamento” o vinho oxigena lentamente e fica mais macio, perdendo um pouco daquela tanicidade e aspereza que seca o palato. Por outro lado ele recebe da madeira novos taninos e aromas claramente percebíveis no bouquet (baunilha, mentolado, etc), que variam em função da tostadura e do tempo de vida da própria barrica e do tempo de estágio, of course.