Vinopoly

sábado, 31 de dezembro de 2011

A minha "lista" dos melhores vinhos de 2011...

Nem todos os vinhos que bebo acabam no MondoVinho. Bebo vinho quase todo dia e, considerando que participo de degustações e eventos, de qualquer forma tenho que fazer uma seleção para o blog. Em geral procuro falar de vinhos que por alguma razão fazem a diferença, pelo menos pra mim. Muitos vinhos foram descartados não por não serem bons, mas para não serem distintivos sob aspectos que vão de qualidade a preço. Também houve momentos em que não tive muito tempo de postar, e outros casos que simplesmente esqueci (pública admissão de culpa), mesmo tratando-se de vinhos significantes.
De qualquer forma neste ano degustei muita coisa boa (e bastante coisa ruim também), mas acho agrupar rótulos em listas um frio exercício de auto-celebração.
Terminar o ano de 2011 com listas enormes de rótulos, classificações e notas não é o estilo do MondoVinho e, além de tudo, acho chato para quem ler.
Pra mim “como” é quase sempre mais interessante de “qual” vinho. Cada garrafa tem um porque e conta um pouco sobre nós: um lugar, uma emoção, um relacionamento. Uma espécie de contra-rótulo como página de um diário de lembranças.

O vinho que conta melhor o meu ano é o Chianti Classico 2008 de Brancaia. Não particularmente caro, porém elegante e delicioso. Mas, além disso, este foi o primeiro vinho que degustamos na reunião inaugural da confraria “Gran Reserva”, nascida justamente em 2011. Primeiro de muitos a seguir; mas no momento em que desceu o primeiro gole fiquei feliz por estar comemorando novas e antigas amizades apaixonadas pela mesma bebida. Pra mim este vinho terá sempre o sabor da amizade.

A mesma amizade de vocês leitores que ao longo deste ano acompanharam o blog, fazendo que em poucos meses o MondoVinho se tornasse o 12° blog de vinhos mais acessado do Brasil (fonte Enoeventos), o que de fato me coloca como 8° colocado entre os blogueiros propriamente ditos, pois 4 posições à frente são ocupadas por "portais". Nada mal para um blog ainda bebezinho (1 ano e alguns meses de vida) e pelo seu autor gringo que mal sabe escrever em português correto...

Agradecendo muito pela fidelidade e pelo carinho, espero que a confiança seja prorrogada para mais um ano. O que não vai faltar é assunto: as polemizações, as avaliações, as novidades, as notícias, e muito mais, tudo com a usual irreverência e bom humor.
Desejo a todos um 2012 repleto de prosperidade, saúde, sucessos e ótimos vinhos.
Grande abraço!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...