Vinopoly

domingo, 29 de janeiro de 2012

Mesa de degustação ao ar livre (simples e genial)

Idéia tão simples quanto engenhosa: uma mesa de degustação ao ar livre, com um tanque central embutido para conter e manter as garrafas na temperatura certa, no gelo. Esta na foto fica na vinícola californiana Medlock Ames e entre inúmeras criações estranhas criadas por arquitetos de vinícolas estas parece agradável e funcional e nem tão difícil de fazer.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aumente seu charme com as unhas ao merlot!

A merlot manicure é a nova fronteira da beleza nos Estados Unidos. Cara leitora, você não é uma verdadeira eno-esnobe (não quis dizer eno-chata, tá?) se não tiver as unhas artificiais com aromas de Merlot Rosé da vinícola Gallo Family. Basta “vestir” as unhas e dar uma esfregada nos momentos tópicos e os homens cairão aos seus pés, graças às fragrâncias de ameixa e mirtilo, típicos da própria uva merlot. Efeito garantido para somente U$5,95.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Não deixe a sua bunda ficar assim! (foto esclarecedora)

Mais uma polêmica envolvendo os “vinho-naturistas”. Desta vez um casal de distribuidores de vinhos orgânicos, em uma entrevista no TheDrink Business, afirmou que beber vinho “bio” prejudicaria a possibilidade de voltar atrás: o bebedor eno-naturista sofreria demais com a retomada de vinho industrial e tal sofrimento se manifestaria de várias formas desagradáveis, entre elas erupções cutâneas, devidas aos “temidos” sulfitos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vem aí a pílula anti-ressaca!

Um comprimido da sobriedade, capaz de limitar os efeitos de uma ressaca: é o que uns pesquisadores da University of California afirmam ter encontrado, cavando nos segredos da medicina chinesa para obter uma molécula “milagrosa”.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

94 pontos (Parker) para um vinho de R$ 40,00???

Já vimos o “sistema” que o Jay Miller, ex-colaborador do querido Robert Parker, usava para avaliar os vinhos pela Wine Advocate. A dúvida a respeito da ética do Parker ficou insinuada e nada nos impede de pensar, até prova contrária, que o próprio patrão agia da mesma forma. Isto explicaria pelo menos esta nota estrondosa dada para o Château Pesquié Lês Terrases 2010.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Problemas com o icewine

Tempos difíceis para os produtores de icewine (vinho de sobremesa obtido com o congelamento das uvas) de todos os Países do norte: tanto na América como na Europa, as temperaturas dos dias de pré-colheita ficaram bem acima da média sazonal. De acordo com o Wall Street Journal, os Estados Unidos e o Canadá têm calculado uma queda de produção de 40%, o que vai fazer aumentar ainda mais o preço deste vinho já raro. Conforme a legislação federal dos EUA para poder usar a palavra “ice” no rótulo é necessário que as uvas, pouco antes da colheita, tenham passados por um congelamento total ou parcial, de preferência aos -17 graus Celsius.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Noites de Cinevinho

Chega de balde de pipoca e refrigerante de dois litros no cinema, já vimos que umas salas por aqui estão oferecendo (“oferecendo” è um eufemismo, pois o preço è bem caro) vinhos durante a sessão. O nosso amigo cineasta/sommelier/escritor Jonathan Nossiter (autor do celebrado Mondovino, que inspirou o título deste blog) foi além e deu vida a uma iniciativa bem interessante: “Serate di Cinevino”. A fórmula è simples, então genial: associar a projeção de um filme a um vinho colocado em degustação e depois abrir um debate com o diretor do filme e com o produtor do vinho convidados para a ocasião. Por enquanto o evento acontece em Bolonha (Itália) e começa logo hoje, com a projeção do último filme do próprio Nossiter “Rio Sex Comedy”, gravado aqui no Rio, com Charlotte Rampling, Bill Pullman e a participação do Jean-Marc Roulot, produtor da Borgonha, que vai trazer para sala o seu estratosférico Mersault.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Inacreditável: garrafa de champagne “previu” naufrágio do navio na Itália!

Não é verdade, mas eu acredito” è um famoso lema italiano sobre superstição.
Vocês sabem que a tradição marítima requer que uma garrafa de champagne seja jogada na proa do navio no dia de sua inauguração: se quebrar, beleza; se não, isso è claro sinal de azar pelo navio em questão. Isso è levado bastante a sério, pelo menos no mundo marinheiro. Superstição excessiva? Bem, tente imaginar o que aconteceu com a garrafa no dia de inauguração do Costa Concordia, tristemente naufragado uns dias atrás nos mares da Toscana...Não quer imaginar? Então talvez a visão do vídeo abaixo vai te ajudar. As vozes de fundo gritando “noooo!!!” dão uma noção da “seriedade” do assunto...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tudo o que você sabe sobre os efeitos benéficos do vinho é falso

Coração, fígado, cérebro, mama, memória, sexo, circulação sanguínea, digestão...: quantas outras palavras vou ter que cancelar depois de descobrir que um cientista americano falsificava as pesquisas sobre os efeitos benéficos do vinho? O assassino da minha (pouca) fé na ciência tem um nome e um cargo de arrepiar: Dr. Dipak Das, diretor do centro de pesquisa cardiovascular na Universidade de Connecticut. Autor de dezenas de artigos sobre os efeitos milgarosos do vinho. Uma investigaçao interna da Universidade revelou que 26 destas matérias, publicadas em onze revistas cientificas, foram fortemente manipuladas e a maioria dos estudos incriminados sao relativos aos efeitos do famoso resveratrol, substância presente nas cascas das uvas.

domingo, 15 de janeiro de 2012

O mapa dos sonhos

Oito hectares para sonhar. 8ha e não um a mais que produzem a cada ano míseras 47mil garrafas do vinho branco mais famoso do mundo. Estamos falando da Appellation de origine contrôlée “Montrachet” na Côte de Beaune, Borgonha. Nestes vinhedos, temos talvez a máxima expressão da uva Chardonnay (talvez possamos cancelar o “talvez”!).

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Bolso Esperto de primeira!

Este vinho foi trazido pelo amigo Alexandre em ocasião do nosso último “Encontro Harmonizado” e surpreendeu todo mundo, dando um banho em vinhos que custavam o dobro (se lembra do que eu sempre digo? Preço não é sinônimo de qualidade).

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Esta é “para inglês beber”...

Já ouviu falar em “Janopause”? Em inglês é a mixtura de January + pause. Ou seja, a pausa de Janeiro. O que é isso? É um costume britânico para começar o ano se abstendo de beber qualquer tipo de bebida alcoólica. A idéia é de dar ao fígado um período de desintoxicação e a possibilidade de se recuperar dos excessos das festas de fim de ano.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O eno-mundo explicado aos alienígenas

Se eu tivesse que explicar o que acontece dentro do mundo do vinho para um alienígena apenas chegado no planeta Terra, começaria assim:
"Bom, prezado E.T., existem dois setores distintos na produção enológica internacional: os artesãos e os industriais. Mas antes de dizer quem são estes dois, preciso dizer que o vinho é um produto fortemente “identificativo” de um País. A deslocalização das atividades produtivas nem sempre é coisa boa e justa. Sim, porque (sei que vou criar inimigos com esta afirmação) você pode plantar vinhedos na China ou no Brasil e produzir vinhos até bons por aí, mas Montalcino ou Saint-Emilion não podem ser plantados em qualquer outro lugar: além de beleza, é historia, e sobretudo território, o famoso terroir que gente como Parker acham ser uma invenção de marketing.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Um Shiraz perfeito para o mercado brasileiro

Langhorne Creek, sul da Austrália. É ali que crescem os vinhedos da Bremerton. Empresa familiar, comandada basicamente para duas mulheres, as irmãs Wilson: a Lucy cuida dos negócios e a Rebecca da enologia.
Vinícola relativamente recente (datada 1988), mas já bem conceituada e adorada pelo James Halliday, o mais influente crítico australiano de vinhos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Chegou o picolé de vinho!

Já ouviu falar em Sauvignonblancsicles ou em Prosecco pops? Já vimos aqui a moda dos cupcakes enófilos, mas agora uma nova tendência, vindo da Nova Zelândia, traz sorvetes feitos com vinho!
Já tem varias versões, principalmente de forma artesanal: o segredo da preparação está em misturar vinho com uns líquidos não alcoólicos, como, por exemplo, uma parte de suco de fruta.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bolso nem tanto esperto (claro, é Borgonha!)

O primeiro vinho comentado aqui em 2012 foi um BolsoEsperto, mas não foi o meu primeiro vinho do ano (o tomei no dia 30 de dezembro de 2011); já o primeiro vinho tomado em 2012 não entra nem de longe nesta categoria, infelizmente.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Social-commerce: agora pode comprar vinho no Facebook!

Este foi o ano do Facebook: fique negando e vai apanhar com dois “curtir” na cabeça. A ponta desgastada de seus dedos indica que fez do social network um uso criminógeno para: 1) fazer amizade; 2) flertar que nem coelhos; 3) compartilhar piadinhas; 4) saber de tudo sobre vinho; 5) informar a todos que você vende vinho.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Vamos começar o ano logo de Bolso Esperto?

Este vinhozinho me surpreendeu. La Posta é um projeto da competente Laura Catena que envolve vinhedos não de propriedade (pertencente às famílias Pizzella, Paulucci e Estela Armando) localizados em Mendoza. A vocação é produzir vinhos internacionais e acessíveis, modernos mas respeitando a tradição. Pelo visto este Cocina Blend deu certo.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Os 10 posts mais acessados de 2011

Olhando o ranking do Enoblogs dos posts mais acessados do mês de dezembro, descobri, com muita satisfação e orgulho, que fiquei no 1° lugar. Obrigado mais uma vez a todos pelo privilégio e grande honra.