Vinopoly

domingo, 8 de janeiro de 2012

Um Shiraz perfeito para o mercado brasileiro

Langhorne Creek, sul da Austrália. É ali que crescem os vinhedos da Bremerton. Empresa familiar, comandada basicamente para duas mulheres, as irmãs Wilson: a Lucy cuida dos negócios e a Rebecca da enologia.
Vinícola relativamente recente (datada 1988), mas já bem conceituada e adorada pelo James Halliday, o mais influente crítico australiano de vinhos.
Best-seller internacional da vinícola é o Matilda Plains, do qual falaremos proximamente, mas agora vou comentar um vinho de uma linha superior, chamada Signature Range, que leva no rótulo a assinatura da Rebecca e em particular deste Shiraz Selkirk.

O nome Selkirk vem do pequeno vilarejo da Escócia de onde a família é originária, e o vinho é um varietal 100% Shiraz (ou syrah) com estágio de 18 meses em barricas de carvalho americano.

Este vinho se tornou um dos prediletos de muitos meus amigos enófilos e é fácil intuir o porquê: é a quinta-essência do novomundismo: encorpado, opulento, aveludado, redondo, final adocicado, com madeira pronunciada e álcool em abundância.

Nada contra, pessoalmente acho pouco gastronômico, mas é certamente um tinto impressionante. Os aromas são explosivos (mirtilo e ameixa). Na boca é carnudo e macio, de textura fina e com taninos doces. Boa persistência, mas faltou um pouco de acidez para os meus gostos.

De qualquer forma diria que é impossível de não gostar seja você novato ou expert em vinhos, e que, dependendo do momento (de preferência para tomar sozinho - sem comida), é capaz de proporcionar bastante prazer.

Voto gringo: 7½
 
Vinho: Shiraz Selkirk
Safra: 2007
Produtor: Bremerton
País: Austrália
Região: Langhorne Creek
Uvas: Shiraz (100%)
Teor Alcoólico: 14,5%
Importadora: Ruby Wines
Custo médio: R$ 95,00

2 comentários:

  1. Caro Mario, come va?
    Sono Nicola Massa e ci siamo conosciuti in aeroporto in dicembre. Ricordi? Lavoro per aziende italiane di vino tra Brasile e USA.
    Rientro domani, 11 gennaio, a Rio. Ho perso il tuo contatto.
    Mi mandi qui una email alla quale posso contattarti per bere qualche bottiglia insieme?
    A presto,
    Nicola

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...