Vinopoly

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Como pintar com vinho


O vinho desde sempre é objeto de arte. Desde as antigas civilizações, como a grega ou a romana, até os dias atuais, inúmeras são as obras que retratam copas de vinho, ânforas, cálices, cachos de uva, garrafas, taças e tudo mais que envolve o mundo de Baco. Mas neste post vamos falar sobre vinho sendo não mais o objeto e sim um instrumento de arte

A prática é conhecida internacionalmente como “wine painting” e se trata nada mais que utilizar vinho como “cor” para realizar pinturas e quadros. E de fato, cada vez mais artistas vêm criando obras de artes plásticas pintadas com vinho.

Entre os artistas mais conhecidos, a sérvia radicada em Dubai Sanja Janković, autora do célebre retrato da Marilyn Monroe e da reprodução da Monalisa do Leonardo da Vinci, inteiramente realizados apenas com vinho tinto.

As técnicas e relativas dificuldades são diversas: há quem usa recortes e moldes e a própria rolha como se fosse uma esponja ou quem utiliza o pincel da forma tradicional, mas todas a partir do vinho tinto. Mas qual seria o melhor vinho para pintar? Bom, depende do seu gosto (enológico e cromático); eu sugeriria obviamente evitar aquele vinho especial que está guardado a sete chaves na sua adega (a não ser que você pertença à categoria de artista-ostentação). Certamente vinhos como Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec, Primitivo tem uma cor bastante intensa, enquanto uma coloração um pouco mais tênue pode resultar a partir de tintos como Pinot Noir e Merlot. Já os brancos, são utilizados apenas como “solventes”.

De qualquer forma a internet está cheia de tutoriais (como este a seguir) que mostram o passo a passo de como realizar a sua obra de arte para exibir na sala de casa quando for receber os amigos. Mas, se depois de algumas tentativas seus resultados parecerem totalmente malsucedidos, a dica é: convide os amigos mesmo assim e aproveite o resto do vinho da maneira mais certa, nobre e natural: um belo brinde e saúde!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...