segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tudo o que você sabe sobre os efeitos benéficos do vinho é falso

Coração, fígado, cérebro, mama, memória, sexo, circulação sanguínea, digestão...: quantas outras palavras vou ter que cancelar depois de descobrir que um cientista americano falsificava as pesquisas sobre os efeitos benéficos do vinho? O assassino da minha (pouca) fé na ciência tem um nome e um cargo de arrepiar: Dr. Dipak Das, diretor do centro de pesquisa cardiovascular na Universidade de Connecticut. Autor de dezenas de artigos sobre os efeitos milgarosos do vinho. Uma investigaçao interna da Universidade revelou que 26 destas matérias, publicadas em onze revistas cientificas, foram fortemente manipuladas e a maioria dos estudos incriminados sao relativos aos efeitos do famoso resveratrol, substância presente nas cascas das uvas.

Não pense, caro leitor, que os resultados das pesquisas foram “direcionadas” pelo lobby dos produtores de vinho. Atrás disso tem um giro de dinheiro mais milionário ainda, ou seja o das companhias farmacêuticas, que se apressaram a colocar no mercado toneladas de resveratrol em pílulas.  

Antes de desistir de todas as nossas precedentes convicções, temos porém que lembrar que o Dr. Das não foi o único a ressaltar a bondade do produto: dezenas de cientistas no mundo inteiro juram que o resveratrol é realmente a panacéia para todos os males. Então continue bebendo sem medo (mas sempre com moderaçao!). E se até todas as pesquisas foram "compradas", paciência, isso não interfere conosco: como já disse em outra ocasião, a gente não bebe vinho por causa dos efeitos sobre a saúde, mas porque é bom!

4 comentários:

  1. Uma matéria como essa, sem a fonte, tem o mesmo valor que a dita pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, você encontra a fonte clicando na palavra “descobrir” do texto acima, está em vermelho justamente para ser destacada, mas evidentemente você não viu. Por sinal, trata-se da prestigiada revista inglesa Decanter, uma das mais importantes do mundo. Preciso adicionar algo mais?
    P.S. na próxima vez pode se assinar sem medo, ou vai querer ficar igual à pesquisa também?

    ResponderExcluir
  3. Eu bebo vinho porque é comprovadamente benéfico à saúde. Existem inúmeras pesquisas, além desta do tal Dr. Dipak Das, que falam dos benefícios.
    Agora, generalizar todos estudos por causa de um estudo manipulado, não creio ser o mais correto!
    Fernando
    Bento Gonçalves RS

    ResponderExcluir
  4. Prezado Fernando,
    Aqui ninguém generalizou, e falei também dos estudos a favor. O título da matéria é, claramente, uma irônica provocação.
    Obrigado por visitar e comentar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...