Vinopoly

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como servir o vinho para os seus convidados

O serviço do vinho tem umas regras base.
Sei que para muitos dos meus leitores isso é óbvio e sabido, mas parece que não é tão óbvio assim: garanto que pessoas frequentemente me perguntam sobre estas coisinhas básicas quando estão preparando um almoço/jantar para convidados em casa, então resolvi colocar um breve post sobre o ABC do vinho à mesa.

O Bolso Esperto franco-chileno

Como o Natal se aproxima e provavelmente vai querer comprar uns rótulos mais importantes para comemorar, é bom economizar até lá, com garrafas acessíveis, mas de qualidade respeitável.
Por aqui já falamos várias vezes da família Rotschild, o nome mais importante da viticultura mundial (inclusive achamos também um bolso esperto bordales), hoje vamos falar de um dos seus inúmeros projetos mundiais.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Itália: os vinhos tops da Campania

Hoje vou falar um pouco dos vinhos da minha região, a Campania!
Para quem acha que já sou partidário falando da Itália em geral e que vou ser ainda mais sobre a minha terra específica, vou logo dizer que está...certo! Hehe, não, brincadeiras a parte, como vimos não sou eu a dizer que vinho da Campania é sinônimo de excelência, mas a crítica especializada inteira.

domingo, 28 de novembro de 2010

O que os astros bebem?

Você acha que um astro da música internacional automaticamente é entendedor de vinho. Faz sentido: dinheiro, boa vida, viagens, festas, eventos, conhecimentos e conhecidos. Pois é, e em alguns casos é verdade: uns como o Sting, Mick Hucknall do Simply Red e Whitesnake até produzem os próprios vinhos (os primeiros 2 na Itália e os terceiros na Califórnia). Mas em muitos outros casos a equação star = wine lover está longe do ser correta.

sábado, 27 de novembro de 2010

Make wine, not war

Nestes dias de guerra aqui no Rio nada melhor que esta bela foto para bom auspício.
Aqui, como em qualquer outro lugar do mundo sem paz.
Stop war, drink wine.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O truque da madeira no vinho

Já ouviu falar em chips? Não, não são batatas fritas, nem tampouco estou falando do famoso seriado policial americano dos anos 70-80.
No mundo da enologia os chips são pequenos pedaços de madeira que servem para dar o sabor de carvalho a vinhos que NÃO estagiam em barricas de carvalho. Qual é o propósito? Economizar, é claro! Barricas custam, o povo gosta de vinhos amadeirados, então em vez de colocar o vinho em madeira coloco a madeira no vinho! Simples assim.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O mundo está se Asti-zando

Quando digo que gosto de espumante Asti, os enófilos atentos acham que:
1) ou sou maluco
2) ou não entendo nada de vinho
3) ambas as opções

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Crljenak Kaštelansk da Seghesio

Quem me conhece e acompanha o blog sabe que sou suspeito falando em uva Primitivo (pois gosto bastante) e suas variações. Uma delas é a Zinfandel, variação americana, geneticamente idêntica à primitivo e ambas originárias da Croácia, onde esta uva é conhecida como Crljenak Kaštelansk.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alexandre Magno, Dionísio, o vinho aguado...e nós

“Nunca confie em quem não dilui o vinho”. Esta frase se pronunciada hoje faria arrepiar até um abstêmio, mas uns milênios atrás era o lema preferido pelos Gregos contra o odiado povo da Macedônia. Os macedônios de fato eram muito ligados ao Dionísio e o costume de não diluir os encorpados e escuros tintos da época é devido justamente à profunda relação com o deus do vinho.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os vinhos do Rio Negro (Patagônia argentina)

Argentina não é só Mendoza: outras regiões vinícolas interessantes estão situadas ao norte, como San Juan, Rioja e Salta (melhor terroir para torrontés), mas hoje gostaria de falar de uma região ao sul do país: a do Rio Negro (Patagônia), capaz de produzir vinhos surpreendentes.

domingo, 21 de novembro de 2010

Não beba sem noção

“Dado que o homem é o único animal que bebe sem sede,
convém que o faça com discernimento.”
> L. Farnoux-Reynaud

sábado, 20 de novembro de 2010

As borbulhas do desejo

Esta semana teve uma ocasião especial para comemorar (o aniversário da minha linda!) então não pude deixar de abrir esta garrafa de Veuve Clicquot.
Estamos falando simplesmente da mais valiosa marca do mundo do vinho. Isso não significa que seja necessariamente a melhor (e de fato não é), mas somente que é a marca líder em relação ao que no marketing se chama de Top Of Mind: o primeiro rótulo que vem na mente dos consumidores falando em champagne é este laranjinha da viúva Ponsardin. Isso graças também a uma campanha de marketing que amplia a gama de produtos ligados à marca que vão de toalha de praia até geladeira, passando por bolsas, carteiras, guarda-chuvas e uma infinidade de outros gadgets.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O futuro é de plástica?

Imagine estar em um restaurante: você olha a carta de vinhos e escolhe a sua garrafa. Em seguida chega o sommelier que te mostra o rótulo escolhido e você nota que a garrafa é de plástico. Qual a sua reação?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Bolso esperto argentino com sotaque italiano

Recentemente falei de malbec enjoativo e pouco adapto para harmonizações com comida, pelo contrário este é um malbec bastante gastronômico.
Assim como vimos neste outro caso, Altos lãs Hormigas é um projeto todo italiano em Mendoza. Na década de 90 o famoso enólogo toscano Alberto Antonini juntou um time de empresários e de técnicos do vinho para explorar o terroir argentino e a uva Malbec.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pintura em uma taça: quando as descrições são cômicas

Descritores aromáticos não são invenções de enochatos, mas que o enochato gosta de inventar uns, isso é inegável.
Com certeza tem muitos profissionais, como sommeliers e jornalistas, com narizes treinados que conseguem identificar coisas que fogem aos comuns mortais, mas têm muitos outros que fazem somente pose e se adentram em cada descrição ousada só para ser notados. O que eles não percebem é que se tornam totalmente ridículos.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O vinho sensação dos últimos tempos

Este é um vinho que conheço há bastante tempo e que é sem dúvida o vinho-sensação dos últimos tempos. Em todas as degustações e mesas onde foi servido ele deixou o público de queixo caído. Pessoas para as quais o recomendei  (no Brasil e na Itália) estão ainda me agradecendo e se tornaram “viciados”. E vários apaixonados e experts juram ser o melhor vinho que já provaram. A minha mulher, por exemplo, beberia só ele, todo dia, a vida inteira. Pessoalmente eu não chego a este limite, mas admito ser um vinho fantástico.

domingo, 14 de novembro de 2010

Diferenças mínimas

"O enólogo é o cara que, diante do vinho, toma decisões.
O enófilo é o cara que, diante das decisões, toma vinho!".
 > LUIZ GROFF

sábado, 13 de novembro de 2010

O vinho do Twitter

Depois de tanto vinho no Twitter chegou o vinho do Twitter.
A iniciativa é por conta da Fledgling, uma ONG que trabalha para a alfabetização e educação das crianças necessitadas do mundo inteiro e a Twitter Inc. é empresa parceira que apóia o projeto.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Grande notícia: Mrs. Robinson descobre o tonel grande

Contra-ordem companheiros! A barrique está fora de moda. É a Jancis Robinson, nas páginas do Financial Times que anuncia “o verbo”: as pequenas barricas (de 225 e 228 litros, que concentram os aromas e sabores de madeira), já tiveram seu dia.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Bolso Esperto do Esporão

Se quiser bom custo/benefício este é outro português que não pode deixar de provar.
A vinícola é uma das mais tradicionais do Alentejo, a famosíssima Herdade do Esporão, um clássico em Portugal, e por aqui também.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vinho biodinâmico é uma farsa?

“Vinho biodinâmico é uma farsa. Alguém tem que falar”. Nesta semana do vinho biodinâmico (veja o evento/feira em São Paulo) não é a frase mais indicada a se dizer, mas este é o titulo do blog de Stu Smith, totalmente dedicado a desmistificar a essência da biodinâmica aplicada à enologia.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Este é o Novo Mundo que gosto

Este vinho acende o meu lado novomundista. Tem todas as características de Novo Mundo que frequentemente critico, mas talvez estejam todas na medida certa. Ou pelo menos em um estilo que me agrada bastante, pois o bebo sempre com prazer.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Este vinho merece um monumento

Na Itália existem pelo menos 6 guias reconhecidos, que dão votos aos melhores vinhos do ano e, como é de se esperar, se encontram opiniões bastante contrastantes, pois obviamente, cada crítico tem os próprios gostos e métodos de avaliação.

domingo, 7 de novembro de 2010

O Museu do Barolo

Barolo é um antigo vilarejo do Piemonte (nordoeste da Itália) entre colinas, serras e lagos. E é dele que leva o nome um dos vinhos mais celebrados e cultuados do mundo.
Austero e elegante, é conhecido como o “rei dos vinhos e vinhos dos reis”, por ter sido o vinho oficial da Corte dos Savoias (dinastia real européia proveniente da Borgonha e instalada em Itália no século XVIII).

sábado, 6 de novembro de 2010

Bordeaux no alcance

Esta é umas das melhores opções de Bordeaux a preço accessível do nosso mercado.
Bernard Magrez é um dos produtores mais produtivos (desculpem o jogo de palavras) do planeta. O monsieur é simplesmente o proprietário do maior número de vinícolas no mundo (das quais 24 somente na França e mais uma dezena em outros países como Espanha, Portugal, Morroco, Argenina, Chile, Uruguay e Estados Unidos).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Guerra de champagnes

Batido um novo recorde mundial.
O malasiano Zhen Low (irmão mais jovem do empresário bilionário Jho) e o imobiliarista americano Winston Fischer, não achando nada de mais interessante para fazer, resolveram se desafiar para mostrar quem tinha mais dinheiro. O ganhador da disputa seria quem gastasse mais em champanhe durante uma noite só, em uma boate de Saint-Tropez, uma das cidades mais badaladas da França (e do mundo).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O mais vendido da mais visitada

Esta é a vinícola mais visitada da Argentina e este é o seu rótulo mais vendido no Brasil.
Fundada no século por uma família italiana de viticultores da região de Le Marche, a Rutini Wines é uma bogeda bastante tradicional de Mendoza,