Barolo é um antigo vilarejo do Piemonte (nordoeste da Itália) entre colinas, serras e lagos. E é dele que leva o nome um dos vinhos mais celebrados e cultuados do mundo.
Austero e elegante, é conhecido como o “rei dos vinhos e vinhos dos reis”, por ter sido o vinho oficial da Corte dos Savoias (dinastia real européia proveniente da Borgonha e instalada em Itália no século XVIII).
O vinho é tão importante que (assim como vimos com o do Brunello) foi inaugurado um museu em sua honra.
Instalado dentro do Castelo da cidade, propriedade de grande valor histórico, o WiMu (Wine Museum) proporciona uma jornada emocional em 25 salas: 5 andares de historia e cultura do vinho.
Através do site oficial é possível fazer um tour virtual das exposições, reservar on-line a própria visita e baixar conteúdos multimídia interativos para o próprio celular smartphone.
Para quem for viajar para Itália, já dei a dica.
Mario, vc já tomou algum Barolo do Marchesi di Barolo? Sabe se é um bom produtor?
ResponderExcluirTenho um Barolo 'Tradizione' desse produtor (que é a linha mais básica dos Barolos dele), da safra 2007. Acha que já dá pra abrir com estes 6 anos, ou seria muito infanticídio?
Abraço,
Rubão
Rubão,
Excluiré um bom produtor sim. A principio, com 6 anos de vida poderia estar jovem, mas a 2007 foi uma safra mais pronta, então eu acho que o pode tomar sem medo de ser feliz. Recomendo de qualquer forma uma decantação prévia.
Depois me fale!
Abraço!
Obrigado!
ExcluirAbraço