quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Crljenak Kaštelansk da Seghesio

Quem me conhece e acompanha o blog sabe que sou suspeito falando em uva Primitivo (pois gosto bastante) e suas variações. Uma delas é a Zinfandel, variação americana, geneticamente idêntica à primitivo e ambas originárias da Croácia, onde esta uva é conhecida como Crljenak Kaštelansk.

Sorte nossa que alguém pensou bem em trocar o nome, já pensou ir a um loja ou restaurante e pedir “uma garrafa de Crljenak Kaštelansk, por favor” ?

Voltando aos Zinfandels, um dos meus preferidos é o da Seghesio, na Califórnia, mais precisamente no distrito (condado) de Sonoma.

Fundada em 1895 pelo italiano Edoardo Seghesio, hoje na quarta geração, a vinícola é provavelmente a mais representativa no mundo em relação à zinfandel, pois consegue expressar em pleno todas as grandes características desta uva. Isso graças ao melhor terroir, a vinhedos antigos de baixo rendimento e a uma atenta vinificação.

Este Sonoma County Zinfandel, na última safra que eu tomei (2007) se classificou como o 10° melhor vinho do mundo na cobiçada lista da Wine Spectator em 2008.

Não sei se merece plenamente esta colocação, mas com certeza é um vinho cativante: rico, concentrado e macio.

Lindos aromas florais cedem o lugar para especiarias e baunilha. De grande equilíbrio na boca (não se percebem em momento algum os seus 15,5% de álcool) o ataque é de campeão: bom corpo, textura aveludada e muita elegância. Cerejas e ameixas com notas de tabaco. Boa complexidade e acidez na medida, mas se perde um pouco no final meio leve, onde podia ter um pouco mais de persistência.

De qualquer forma um grande vinho, que faz justiça à fama da vinícola no mundo.

Voto gringo: 8

Vinho: Sonoma County Zinfandel
Safra: 2007
Produtor: Seghesio
País: EUA
Região: Califórnia (Sonoma)
Uvas: Zinfandel (100%)
Teor Alcoólico: 15,5%
Importadora: Mistral
Custo médio: R$ 120,00

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...