Vinopoly

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um Sur Lie barato

Uma interessante novidade da importadora Zona Sul é este branco francês do Vale do Loire. O nome...pare aí, preciso respirar fundo... é : Muscadet Cotes De Grandlieu Sur Lie Le Pavillon Domain du Haut Bourg
E depois os franceses estranham que um vinho como o Trio faça sucesso: somente pela facilidade do nome ele já sai ganhando. Isto também é marketing, mon ami.

Mas vamos ao vinho.
A vinícola Domain du Haut Bourg foi fundada em 1945 e fica no coração da denominação Muscadet Côtes de Grandlieu (não longe da cidade de Nantes), por isso, mesmo tendo vinho tinto na linha de produção o seu forte são os brancos.
O vinho Le Pavillon é um monovarietal de Melon de Bourgogne, uva típica desta área mais perto do Atlântico localmente chamada de Muscadet: vinho notoriamente leve, simples e imediato. Por este motivo nos anos 1970 uns produtores começaram a introduzir para este tipo de vinho a técnica do Sur Lie (originária da Borgonha), para dar maior complexidade, estrutura e persistência.

A técnica é hoje bastante utilizada nesta região e consiste basicamente em deixar o vinho por um tempo (no caso deste vinho por 8 meses) em contato com as próprias leveduras e borras, o que realmente o torna mais interessante.

Neste caso o resultado foi bastante aromático (fruta cítrica e mineral) e meio cremoso, com um leve toque terroso e apimentado e com ótima acidez.
Ganhou Medalha de Ouro no Concours Général Agricole de Paris, o que não quer dizer muita coisa...mas é isso ai.

De qualquer forma vai se juntar aos amigos do Bolso Esperto, para sair da mesmice com um preço módico: paguei pela garrafa R$ 28,00.
Recomendo com aperitivos ou frutos do mar.

5 comentários:

  1. Mario

    O Loire é fantástico, temos deste os Chinon, a Sauvignon Blanc, os D'Anjou e este Muscadet perto de Nantes. A brisa do Atlântico dá uma tipicidade bastante peculiar a este vinho. Mas importante é sempre verificar no rótulo se o vinho foi produzido com a técnica do Sur Lie ou sobre o leito das borras.

    E um VIVA A DIVERSIDADE

    Abraço Peter

    ResponderExcluir
  2. Falando em Muscadet, comprei segunda na Lidador o Muscadet Sèvre Et Maine Sur Lie 2006 produzido por Hardy de Mouzillon - Loire, por R$32,00. Gostei, cheiroso e refrescante, bom pra acompanhar a refeição leve que tive. Ainda mais neste calor. acho que é um bolso esperto, que tal?

    []s
    André

    ResponderExcluir
  3. André,
    Eu gosto bastante deste estilo de vinho. E ademais, como você justamente remarcou, para o nosso clima é ideal.
    Não provei ainda este que vc indicou, mas o Dominique Hardy é um produtor de boa reputação e o preço é interessante: acho que tem tudo para ser um belo Bolso Esperto.
    Obrigado por visitar e comentar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog! Comprei arriscando, mas estava com receio do vinho deixar a desejar.

    Aguardo outras novidades.

    ResponderExcluir
  5. Beth, obrigado pela visita e pelo elogio (e pela confiança!).
    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...