Vinopoly

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chardonnay com madeira também é bom (use com moderação)

Neste recente post falei das supostas tendências de vinho que, pelo menos, em países anglo-saxões parecem decretar a morte do Chardonnay. Já aqui no Brasil eu achei que vai continuar como a casta rainha das brancas, mas com maior tendência ao estilo fresco e frutado que encorpado amadeirado. Inspirado por esta minha matéria o colega Peter do blog Alemdovinho publicou este ótimo post com uma lúcida análise dos dois estilos.

Eu prefiro o primeiro estilo, ácido e mineral, mas também não desdenho o segundo (sem exageros), dependendo da ocasião e da comida.

Então me lembrei deste branco com estágio em carvalho que tomei recentemente e me deu um bom prazer: Robert Mondavi Equilibrium Chardonnay.

Vou poupar informações sobre o produtor, que é simplesmente o cara que começou a história dos vinhos finos na Califórnia na década de 60 e autor de uns dos mais celebrados caldos do planeta (o Opus One lhe lembra algo?).

Escolhi este rótulo pelo próprio nome, pois conhecendo o estilo de Napa Valley não queria justamente tropeçar em um suco com muita madeira, e o nome Equilibrium me confortou...

E realmente é bastante equilibrado, e com boa complexidade. Aromas de pêra e abacaxi, na boca corpo volumoso e mórbido, algo que remete ao coco, caramelo e compota de damasco. Final cremoso e persistente.

Harmonizou muito bem com um pargo grelhado ao molho de camarão.

Então como estão vendo (isso vale sempre), tudo depende do momento. Mesmo não sendo o estilo que prefiro em absoluto, este chardonnay fez muito bonito e não decepcionou.

E vocês, qual estilo preferem, com ou sem madeira?

Os vinhos da Mondavi são importados no Brasil pela Aurora, mas ainda não vi este rótulo Equilibrium por aqui: comprei no Duty Free Shop do aeroporto JFK de Nova York por U$33,00.

Voto gringo: 7 ½

6 comentários:

  1. Mario, concordo. Há uma roupa para cada ocasião, assim como um vinho para cada momento. Mas no fundo prefiro os rústicos e provocantes Chardonnay de Chablis, minerais, ácidos e com aromas de grama cortada.

    Veja o post sobre a Campania http://wp.me/pPKW2-wm críticas são bem vindas.

    Um abraço peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, esta nunca vai deixar de ser a rainha das uvas brancas. Eu particularmente prefiro o Chardonnay frutado, refrescante. Mas, concordo com você quando diz que o Chardonnay carvalhado não deixa de ser interessante - desde que usado com moderação.

    Parabéns pelo post.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Maario, ontem lembrei de ti. Numa roda de amigos abrimos um Chardonnay Leyda barricado. Grand Cru, por volta de R$ 100,00. Divido em três não saiu tão caro.

    Junto com o Sol de Sol foi o melhor Chardonnay chileno que bebi. Cor dourada, nariz lembrando creme de baunilha na boca acidez e maciez no ponto certo.

    Veja também no alemdovinho o post sobre a Puglia.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Peter,
    Interessante, pois Leyda se destaca geralmente para Pinot Noir; bom saber deste Chardonnay, vou anotar na lista (enorme, por sinal) das futuras compras.
    Obrigado pela lembrança.
    Estou indo para Puglia (virtualmente).
    Abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Alguém poderia me dizer como saber se o vinho estágiou en madeira ou nao na hora da compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricco, por linhas gerais se você não conhecer o vinho na hora da compra fica bem difícil de saber. Algumas garrafas tem a informação no contra-rotulo, mas são poucas. Uns vinhos espanhois levam a indicação "roble", "crianza" e "reserva" estes passam todos em madeira.
      Para vinhos europeus a palavra reserva normalmente indica um estagio (mais ou menos longo) em madeira, mas preste atenção porque a mesma palavra nos rótulos chilenos e argentinos não significa praticamente nada.
      Há também uns vinhos que a própria denominação subentende passagem em madeira como Barolo, Brunello ou os grands crus franceses, por exemplo.
      Mas para a maioria dos rótulos em comércio é complicado adivinhar só pela garrafa, sem conhecer o vinho em questão.
      Espero ter ajudado

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...