Vinopoly

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

5 dicas para o sommelier moderno

Educado, elegante, preparado, diplomático, etc: quem não conhece as qualidades do sommelier – figura mitológica meio homem e meio pingüim com o qual partilhamos a escolha da garrafa certa no restaurante?
Pena que em 80% dos casos essa figura nem existe, em 10% existe mas é inútil e 10% dos casos, contribui ativamente para tornar a noite memorável. Eu que não so sommelier de profissão, mas estudei a nobre arte “sommelieristica” posso entanto ousar sugerir 5 pessoalíssimas dicas para os cavalheiros da armada de Baco da era moderna.

1 ) Atualização: saber de cor, das sub-áreas e micro-climas da Cotes de Nuits ou os graus Kelvin da luz de uma vela de decantação não é tão fundamental para harmonizar um bom branco com o meu prato de rigatoni ao pesto genovese (já o amigo Fabio Baptista fez isso muito bem no seu blog Vinhão). O sommelier moderno deve rodar, se informar, descobrir algo para que se apaixone e propor-lo com personalidade, não porque o vinho é famoso, mas porque ele gosta. Escolher rótulos fora do comum e não sugerir um Sauvignon Blanc do Loire porque tem aroma de xixi de gato. Eu já tive um gato e nunca fez um sauvignon blanc na sua leteira.
2) Originalidade: colocar na carta vinhos famosos e conhecidos todo mundo sabe fazer. O mundo está cheio de bons vinhateiros que esperam um sommelier competente para serem valorizados. Agora uns nomes confortantes têm que estar presentes, mas é bom tentar encontrar um bom equilíbrio entre a funcionalidade e a pesquisa. O novo lema é beba menos, mas beba melhor.
3) Quantidade: pelas mesmas razões do item 2 exagerar no número não leva a nada: o cliente vai demorar 1 hora e vinte minutos para escolher entre os 5873 rótulos disponíveis na casa. Isso não é bom para ninguém, menos ainda pelo restaurante, que precisa movimentar as mesas.
4) Espontaneidade: ser cordial, lembrando de não ter uma vassoura amarrada nas costas. É bom não falar como um livro e sorrir. Ser si mesmo. Não falar de jeito destacado, como se tivesse servindo os líderes do G8, mas também não usar a confiança que daria ao seu irmão.
5) Transparência: não contar mentiras. O cliente uma vez chegado em casa vai pedir a ajuda de São Google e o engano será logo desmascarado. Mesma coisa com os preços: hoje, como vimos aqui, o consumidor está ligado nas novas mídias e com o seu smart-phone diretamente do restaurante ele vai verificar o preço da garrafa em várias lojas on-line.

4 comentários:

  1. Mario.

    Muito bem lançado este post. É exatamente assim que penso. Os sommelier devem ter intimidade com o vinho e não decorar preços, aromas, cores e outros que tais.

    Mas principalmente deve entender que o preço quase nunca dita a regra de companhia com o prato escolhido.

    Aliás, preço em vinho é algo perigoso, muito perigoso.

    Em breve vou postar a ideia que tenho para separar os vinhos caso tivesse uma loja especializada ou mesmo numa carta de vinhos.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  2. Mais um belo post...parabéns!

    Uma boa noite...abraços.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, coloquei o link no blogroll. Agora espero que vc faça o mesmo comigo...
    Valeu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...