Vinopoly

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Qual o vinho certo para aperitivos e petiscos?

O que harmonizar com os aperitivos? Aqui no Brasil (excluindo a “praga social” do chopp) parece obrigatório um copo de Caipirinha, já no exterior estão na moda todos os coquetéis a base de Martini (que, lembre-se, também é um vinho), mas é bom notar que em uns bares de qualidade, muitos pedem uma boa taça de vinho tradicional ou uma flute borbulhante.

Em geral, as escolhas privilegiam os brancos, frescos e imediatos, nos quais a acidez predomina sobre a maciez.

Mas se a entradinha for um pouco mais elaborada é possível também arriscar um branco envelhecido em madeira (mas sem exageros!) ou um aromático, como um belo Gewuztraminer ou um Torrontés (não disse Falanghina para não parecer partidário).

As borbulhas caem sempre bem, pessoalmente adoro Franciacorta, mas se quiser poupar din-din vai de espumante brasileiro (ou por que não, de Lambrusco, mas não o genérico de supermercado!).

Vinho rosé também vai fazer bonito, com ou sem borbulhas.

Mas os tintos? Será que vão bem com um petisco? Realmente parece forçado beber um tinto antes do jantar, mas isso nem sempre é verdade.
Tem vinhozinos tintos que caem bem na hora do aperitivo: a partir de Beaujolais Nouveau que na boca são frescos e levemente ácidos, ou um Montepulciano d’Abruzzo, perfeito com uma tábua de frios. De qualquer forma, recomendo tintos leves e jovens do velho mundo: por favor, esquece pelo menos aqui malbecs-geléias argentinos ou cabernets chilenos para se cortar com a faca.

Pronto, agora é só escolher seguindo estas linhas de base, mas pode se aventurar mais conforme a situação e/ou ao seu paladar. Afinal o celebrado enólogo/chef/escritor italiano Luigi Veronelli dizia que “as qualidades de um vinho complementam o prazer de uma comida e o espiritualizam”, mas ao mesmo tempo, a respeito das harmonizações, aconselhava de se deixar guiar pelo próprio gosto pessoal.

2 comentários:

  1. Oi Mário, pertinente seu post...eu vou de branco, rosé ou espumante...tenho certeza que vais concordar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, Leonor. Nao somente concordo, quanto faço o mesmo!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...