Vinopoly

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Seu vinho contem ovo e leite, sabia?


Você sabe que seu vinho pode conter resíduos de ovo e leite? O processo é perfeitamente legal, e várias vinícolas o utilizam para tornar os vinhos mais límpidos: clara de ovo para os tintos e leite para os brancos. De fato albumina e caseína, as proteínas dos dois alimentos, têm a capacidade de capturar as partículas em suspensão dos líquidos. Na Franca alguns produtores de Sauterns usam leite até para tirar o cheiro de cogumelo das barricas 

De qualquer forma, as duas substâncias desaparecem durante a vinificação, mas alguns traços permanecem e isto pode ser perigoso para quem é alérgico a leite e ovos.

Por isso na Europa já entrou em vigor uma normativa que obriga a publicação no contra-rótulo de todos os alimentos alergênicos (e deve se divulgar no mundo inteiro). Então não fique surpreso se atrás das garrafas junto com a escrita “contem sulfitos” vai encontrar outras como “contem ovo, leite e derivados”.

14 comentários:

  1. Na verdade são derivados do ovo e do leite,

    somente me vinificações muito caseiras e grosseiras para utilizar como clarificante a clara do ovo ao invés de albumina extraída.

    Mas a normativa europeia é justa.
    abraço
    leandroebert.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. "Na verdade são derivados do ovo e do leite,

    somente me vinificações muito caseiras e grosseiras para utilizar como clarificante a clara do ovo ao invés de albumina extraída."

    Discordo imenso, amigo. Alguns produtores centenários na França, por exemplo, utilizam a clara do ovo, continuando o processo que realizam ao longo desses anos e que garante a qualidade do seu vinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Elder, em muitos casos é clara pura mesmo. Inclusive alguns Grand Cru Classé de Bordeaux têm um equipe que só quebra os ovos no próprio Chateaux e utilizam a clara logo em seguida para clarificação.
      Obrigado pela sua contribuição

      Excluir
  3. Muito bom o texto, obrigada! Parabéns, os comentários também me ajudou a tirar minha dúvidas, pois sou vegetariana, procuro alimentos...que não contem ovos e leite, obrigada Elder Oliveira e Mondo Vinho❤😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela leitura e pelo seu comentário, Rosa Angela.
      Abraço

      Excluir
  4. Sabem dizer-me se existe em Portugal algum vinho sem leite e ovos?
    Grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, para vinhos portugueses vale a normativa europeia, portanto se tiver estará escrito no contra-rotulo.
      Obrigado por ler e comentar

      Excluir
  5. Os vinhos tintos possuem traços de leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary! Sim os tintos também conter a caseina, uma proteina derivada do leite. Obrigado pela leitura.
      Abraço!

      Excluir
  6. boa tarde, eu fiz um fermentado de manga, demorou muito pra para a fermentacao tipo ums 70 dias, ai coloquei a clara de ovo para fazer a colagens, em 4 litros e meio, eu coloquei 4 clara de ovos, mas ja faz 15 dias e ainda so esta um novea branca e nao precipitou ainda, e hoje esta comencando a ficar com um tom de amarelo,oque faco?? eu filtro, ou refaço a colagen?? ou ja estragou tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa quantidade de ovos que vc volocou e pra 200 litros de vinho, qualquer fermentado alcoólico pode se usar ovos para o clareamento mais a quantidade indicada e de quatroou no máximo oito ovos pra uma dorna de 225 litros

      Excluir
  7. Olá Marcio. A clara é mais usada nos tintos. Para vinhos brancos de uva ou outra fruta a bentonite funciona melhor. Outro fator muito importante na limpeza dos vinhos é o frio que precipita as substâncias sólidas em suspensão. Rubem Kunz.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a explicação, pois comprei 1 vinho 3 Medallas Camernere Sta Rita e havia essas informações no rótulo e confesso que "estranhei".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...