Vinopoly

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Luigi Bosca e seu blockbuster

Outro grande sucesso no Brasil e no mundo inteiro.
Já comentei outro do Luigi Bosca, este é o mais clássico de todos: o Malbec Reserva.
De vinhedos com 70 anos de idade, com 12 meses de estágio em madeira, é um vinho “blockbuster”, saboroso e muito fácil de gostar, mas não caiu no meu gosto. Sendo claro, é um vinho bem feito, mas é aquela velha história... digamos que entre as 5 novas categorias de vinho, eu o colocaria na do Vinho Mistificado (leia aqui )

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Bolso Esperto italo-argentino

Falando recentemente do Masi me lembrei deste vinho que tomei no ano passado, que achei interessante e, ao contrário do Amarone citado, tem um bom custo/beneficio, por isso vai entrar de direito na coluna do Bolso Esperto.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A uva agente secreto: 7 curiosidades sobre Grenache

Obviamente você conhece a uva Grenache. Mas quanto? O Mondovinho te ajuda a desvendá-la em 7 pontos básicos.
1) Apesar de ter ganhado a própria fama com os vinhos do sul da França (como os Châteauneuf-du-Pape e outros grandes vinhos do Rhone e Provençe) e ser muito utilizada na Austrália, a Grenache é uma uva originária da região de Aragona, no nordeste da Espanha. Hoje é uva fundamental na região do Priorato, mas se encontra também em Rioja, Navarra e Montsant, entre outras.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A diversidade da Califórnia

Recentemente fui a uma degustação da Sbav chamada “A diversidade da Califórnia”. Como já disse em mais de uma ocasião a Califórnia faz vinhos excelentes e bem interessantes, pois são em estilo Novo Mundo, mas com fortes referências e inspiração do Velho Mundo. Em minha opinião, colocam-se de maneira geral entre os “dois mundos”, com as devidas exceções do caso.

domingo, 24 de outubro de 2010

O Exterminador de terroirs

Muitos de vocês conhecem o James Suckling. Para quem não conhece é um dos wine writers históricos da Wine Spectator. Um que rodou pelo mundo afora visitando pequenos produtores emergentes como Margoux, Ornellaia, Latour, Lafleur...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O vinho que pula

Este é um belo australiano de umas das mais tradicionais casas da terra dos cangurus: d’Aremberg, do McLaren Vale, no sul do País. A nota curiosa sobre a vinícola é que o fundador era um abstêmio!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Civilizações...

‘’O vinho é o que mais há civilizado o mundo’’.
> François Rabelais

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O melhor sommelier do mundo

O italiano Luca Gardini, 29 anos, sommelier do restaurante Cracco em Milão, ganhou a titulo de World Sommelier 2010, alias de "Mejor Sommelier del Mundo", pois a competição organizada pela Worldwide Sommelier Association (Associação Mundial de Sommelier) foi realizada em Santo Domingo na semana passada.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Duas semanas de gastronomia low-cost

O Rio Restaurant Week está de volta!
Tudo no mesmo esquema da edição passada: : menu fixo de entrada + prato principal + sobremesa por R$ 27,50 no almoço e R$ 39,00 no jantar em vários entre os melhores restaurantes da cidade.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estrela sem muito brilho

Como já disse eu não sou de guardar muito as minhas garrafas na adega, então resolvi abrir este vinho mesmo sendo ele capaz de envelhecer (e melhorar) até 30 anos. Mas estava me coçando já há cerca de um ano, não resisti e o abri sem arrependimento e sem nenhuma ocasião especial.

sábado, 16 de outubro de 2010

O avião prejudica o sabor do vinho

Com referência ao post anterior, o amigo e grande entendedor de vinho Rodrigo esclareceu minha dúvida a respeito de beber vinho em avião. E dá pra confiar cegamente, pois ele é comandante de Airbus em uma companhia aérea.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vinho de garagem ou de hangar?

Este vinho me foi servido na classe executiva da Tam durante minha recente viagem Rio de Janeiro - New York.
Tinha outras excelentes opções como o espanhol Ysios (já provado em uma anterior viagem - muito bom, por sinal) e uns belos riesling alemães, mas como o Jean Luc Thunevin parece ser “o cara”, resolvi experimentar este Domaine Fayat-Thunevin - Lalande de Pomerol.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As 5 novas categorias do vinho

Vagando pela rede (entendo a internet, não aquela pendurada na sua varanda de casa, seu sortudo que tem varanda!) encontrei opiniões bastantes concordes em definir as 5 novas categorias do vinho.
Deixando pra trás as ultrapassadas divisões frutado / amadeirado ou velhomundo / novomundo chegamos a uma conclusão com 5 categorias que redesenham o panorama do vinho, mas não são o Evangelho, então podem acrescentar a vontade.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A jovem guarda

Uma das mais comuns questões sobre vinho è o tempo de guarda. Às vezes pessoas me perguntam por quanto tempo é possível guardar os próprios vinhos. Bom, a resposta é muito simples e é: não tem resposta. Ou pelo menos, não existe uma resposta válida em absoluto, pois depende de caso em caso.

sábado, 9 de outubro de 2010

Tire a roupa da francesa (é a favor da cortiça!)

Já tinha falado das campanhas francesas de sensibilização a favor da cortiça; esta é mais uma e se o objetivo da campanha era sensibilizar, de fato me sensibilizou!
O site francês j’ame lê liège (literalmente eu amo a cortiça) traz strip-tease pela felicidade dos enófilos.