quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A uva agente secreto: 7 curiosidades sobre Grenache

Obviamente você conhece a uva Grenache. Mas quanto? O Mondovinho te ajuda a desvendá-la em 7 pontos básicos.

1) Apesar de ter ganhado a própria fama com os vinhos do sul da França (como os Châteauneuf-du-Pape e outros grandes vinhos do Rhone e Provençe) e ser muito utilizada na Austrália, a Grenache é uma uva originária da região de Aragona, no nordeste da Espanha. Hoje é uva fundamental na região do Priorato, mas se encontra também em Rioja, Navarra e Montsant, entre outras.

2) As parreiras de grenache têm muita madeira o que é vantajoso, pois a dureza dos arbustos os torna perfeitos para regiões ventosas (e esta estrutura rígida das plantas torna inviável a colheita mecânica). Em muitos vinhedos de grenache, as videiras são plantadas com o tradicional sistema a árvore (contra os mais usados e “induzidos” latada e espaldeira). Ademais, elas retêm bastante a umidade o que é ideal em locais secos.

3) A Grenache tem mais nomes que um agente secreto da CIA, pois dependendo da região de origem tem uma denominação diferente. A lista é enorme, se quiserem encarar segue aqui. Estão prontos? Respirem fundo...lá vai:
Abundante, Aleante, Aleantedi Rivalto, Aleante Poggiarelli, Alicant Blau, Alicante, Alicante Grenache, Aragones, Bois Jaune, Cannonaddu, Cannonadu Nieddu, Cannonau, Cannonau Selvaggio, Canonazo, Carignane Rosso, Elegante, Francese, Gamay del Trasimeno, Garnaccho Negro, Garnacha Comun, Garnacha Negra, Garnacha Roja, Garnacha Tinta, Garnatxa Negra, Garnatxa Pais, Gironet, Granaccia, Granaxa, Grenache Blanc, Grenache Noir, Grenache Rouge, Kek Grenache, Lladoner, Mencida, Navaro, Navarra, Navarre de la Dordogne, Navarro, Negru Calvese, Ranconnat, Red Grenache, Redondal, Retagliadu Nieddu, Rivesaltes, Roussillon Tinto, Roussillon, Rouvaillard, Sans Pareil, Santa Maria de Alcantara, Tentillo, Tintella, Tintilla, Tinto Menudo, Tinto Navalcarnero, Tocai Rosso, Toledana, e Uva di Spagna.

4) A Grenache produz vinhos de todas as cores e tipos: tinto, branco, rosé, e de sobremesa.

5) É a segunda uva mais plantada do planeta. Além das tradicionais Espanha e França, se encontra nos principais países produtores como EUA, Itália, Austrália, África do Sul, Chile, Argentina e Uruguay. Mas também em Países de menor apelo enólogico como Argélia, Turquia, Chipre, Grécia, Marrocos, Israel e México.

6) É a uva perfeita para vinhos de corte. Tem baixa acidez e uma pele fina, por isso tende a ter cor clara; em lugares certos (quentes e secos) as uvas podem acumular grandes quantidades de açúcar, resultando em vinhos alcoólicos. Estas características fazem a uva Grenache perfeita para os blends, ganhando em taninos, cores e sabores adicionais.

7) Harmoniza com chocolate. Talvez não seja uma das melhores harmonizações, mas se não quiser gastar com Sauternes, Tokaij, Porto, Xerez e Passitos vários, a grenache pode se tornar uma razoável opção low-cost para acompanhar um bom chocolate amargo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...