Vinopoly

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Disneyland do vinho

O amigo Bruno voltando de viagem de Aruba me trouxe de presente um vinho da Califórnia. Vinho californiano não é bem um produto típico de Aruba, mas como ele me conhece, pensou bem que teria gostado desta garrafa mais do que de uma de areia colorida ou de uma linda concha gigante!

Não conhecia a vinícola e pesquisei uns interesting facts:

Localizada na Sierra Foothills of Murphys há 4 gerações a Ironstone se dedica à agricultura sustentável. O produtor aposta muito no enoturismo, e mesmo quem não gosta de vinho vai gostar de uma visita, pois dentro da vinícola você encontra: jardins e lagos para passear, um restaurante, um museu do ouro (a região é aquela da famosa “febre do ouro”) onde está exposta a maior folha de ouro cristalino do mundo (pesa cerca de 45 Kg); um dos mais antigos órgão de tubos dos EUA (1927) que é tocado diariamente para os visitantes; um anfiteatro que hospeda periodicamente shows de alto nível (já se exibiram The Doobie Brothers, Earth, Wind & Fire, UB40, B.B. King, Steely Dan, ZZ Top, Crosby, Stills & Nash e Chicago, entre outros); uma joelharia; um centro e escola de culinária;. Ah, e é possível também celebrar casamentos nos vinhedos, com conseqüente festa na vinícola e brinde com os vinhos da casa.

Uma verdadeira máquina de diversão, como só os americanos sabem fazer.

Mas tudo isso não significa que os vinhos sejam menos interessantes.
O Ironstone Cabernet Sauvignon Vintage 2007 por mim provado é bem interessante. Vem da sub-região de Lodi e leva no blend também 15% de Merlot. Estagia por 9 meses em carvalho francês.

Gostei bastante. Aromas de violeta e groselha com notas de tabaco. Corpo médio, muito rico em fruta, acidez equilibrada, taninos macios e madeira bem integrada.

A boa notícia (inclusive para o Bruno, que adora este vinho) é que se encontra também no Brasil: é importado pela Porto a Porto.

Voto gringo: 6 ½

Vinho: Ironstone Cabernet Sauvignon
Safra: 2007
Produtor: Ironstone
País: EUA
Região: Califórnia
Uvas: Cabernet Sauvignon (85%), Merlot (15%)
Teor Alcoólico: 14%
Importadora: Porto a Porto
Custo médio: R$ 45,00

2 comentários:

  1. Mario, já tomei o Cabernet Franc deles e gostei bastante.Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo a cabernet franc é uma casta muito interessante, que pessoalmente gosto muito. Ainda nao provei o da Irestone, mas valeu pela dica1
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...