segunda-feira, 7 de junho de 2010

Todo mundo merece um Barolo


Vinho: Barolo DOCG

Safra: 2003

Produtor: Fontanafredda

País: Itália

Região: Piemonte

Importadora: Bruck

Custo médio: R$ 200,00



Segundo algumas pesquisas de marketing, uma das últimas tendências dos consumidores (não só de vinho, mas em geral) é se permitir mais indulgências. Praticamente a frente dos estresses quotidianos as pessoas estão se concedendo sempre mais pequenos luxos, mesmo que o momento não o requeira, e sem arrependimento. Ser feliz sem culpa, mas o menos isso o sentido deste trend. “Porque eu mereço”, diria a menina da L’Oreal.

Pelo jeito parece que estou na mesma onda, pois estava esperando de abrir este Barolo para uma ocasião especial ou com uma companhia particularmente competente, mas resolvi abrir-lo sem nenhum motivo aparente... Ué, eu não mereço também?

Tratava-se de um Barolo DOCG da Fontanafredda (uma das vinícolas mais tradicionais do Piemonte) safra 2003, 100% de uva Nebbiolo, estagiou 2 anos em madeira mais 1 em garrafa. Mesmo assim estava ainda um moleque: deixei decantar uma boa hora e os aromas foram se abrindo e o vinho se tornou equilibrado e macio, mas tinha estrutura e robustez para se afinar mais ainda com mais tempo de garrafa. A cor era um rubi claro, lembrando um pinot noir da Borgonha; aromas intensos de flores secas e especiarias. Na boca grande volume, balançado, taninos abundantes, mas muito finos, e final longuíssimo.

Voto gringo 8          




2 comentários:

  1. Bebi um desse safra 2000. bebi em 2007. Estava muito bom, também.

    ResponderExcluir
  2. Rubens,
    Ambos o bebemos com “somente” 7 anos de vida...quase um infanticídio, né?
    Estes Barolos evoluem bem por 20 anos e, dependendo da conservação, até muito mais. Mas não dá para esperar, não é? ;-)
    Obrigado pelo comentário, um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...