quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Um Provence Cru Classé por um bom preço


Com o calor insuportável destes dias nada melhor que vinhos leves e refrescantes, portanto vai aqui mais uma dica de um bom vinho para o verão. Sei bem que o discurso polêmico feito aqui para brancos vale ainda mais para rosé, categoria de vinho injustamente discriminada. Os motivos são mais ou menos os mesmos, mas rosé é pra mim um vinho encantador.

A minha dica inicial para aprender a gostar de vinhos rosados se resume numa única palavra: Provence. A linda e charmosa região francesa é a maior e melhor produtora para este tipo de vinho, sendo referencia mundial quando o quesito é elegância e sofisticação. Ademais, temos que acrescentar que as primeiras videiras da França foram plantadas justamente nesta região, portanto podemos afirmar que os primeiros vinhos franceses da história vieram daqui; e eram rosés.

É claro que lá também existem exemplares medianos, e os melhores costumam ser meio caros comparados com os rosés do novo mundo, mas a diferença é abissal.

A minha dica de hoje é um rosé de muita boa qualidade com preço muito honesto:

Château de la Clapière Cru Classé  2013. A história da vinícola remete ao ano de 1892 e o vinho é de denominação protegida (AOP) Côtes de Provence. Os vinhedos ficam entorno da cidadezinha Hyeres-les-Palmiers, a mais antiga da Riviera Francesa, e ganharam o status de Cru Classé em 1955.

O vinho é um blend de Grenache, Cinsault e Syrah, cuja proporção varia dependendo da safra. Ganhou várias medalhas em concursos internacionais.

De cor salmão claro, no nariz é uma explosão de campos floridos e fruta como pêssego, maça, melão e umas leves especiarias. Apesar da delicadeza da cor, entrega na boca bom volume e complexidade, com grande frescor (excelente acidez), deixando uma sensação de untuosidade e cremosidade no final. A leve nota apimentada também é percebida na boca, junto a sua mineralidade, para um conjunto bem gostoso que vai te levar até o Mediterrâneo.
Detalhe: a garrafa tem um formato muito bonito

Vinho:
Château de la Clapière Cru Classé  
Safra:
2013
Produtor:
Château de la Clapière Cru Classé  
País:
França
Região:
Provence
Uvas:
40% Grenache, 40% Cinsault, 20% Syrah
Alcoól (Vol.)
13%
Importadora
Zona Sul
Preço médio
R$ 54,00
Avaliação internacional
WS 88
Avaliação MV
** (marcante)




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...