terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tarima Hill: será que o básico é melhor que o top?

Recentemente falei aqui de uma das melhores descobertas para o Bolso Esperto, o Tarima Monastrell 2011 , portanto quis provar também o Tarima Hill Monastrell 2010. O meu raciocínio foi o seguinte: se o vinho de entrada da vinícola é sensacional para seu preço, imagina o top! Mas de fato fui desmentido: a prova  reforçou o conceito de Bolso Esperto onde, neste caso o de entrada é top. Não que o top seja básico, pelo contrário, mas, em minha opinião, perde na comparação, especialmente quando o assunto é a relação preço/qualidade.
  
Como vimos, a Bodega Volver faz um belo trabalho na região espanhola de Jumila a partir de vinhas velhas de Monastrell (ou Mourvèdre). No caso do Tarima Hill a idade dos vinhedos varia de 40 a 75 anos, tendo um rendimento muito baixo. Varietal 100%, matura por 14 meses em carvalho francês.
O vinho é encorpado e bastante extraído na cor. Fruta negra, tabaco, café e muitas especiarias se misturam no nariz e na boca volumosa e estruturada. Álcool alto (15%), acidez boa e taninos firmes, mas maduros, para um final forte de chocolate com pimenta.

É um bom vinho, mas apesar da complexidade desce reto sem causar particular emoção o maravilha, sobretudo levando em consideração a excelente prévia do vinho “inferior” que elevou a expectativa. Pra mim o Tarima ganha disparado do Tarima Hill, não porque seja melhor, tampouco para ir contra ao Parker (91 pontos para o primeiro e 93 para o segundo), mas pela fatídica questão do custo/benefício. Repare bem: o Tarima Hill custa o dobro do Tarima, mas não entrega o dobro da qualidade. Portanto fico com a experiência mais barata, mas não muito inferior. O Bolso Esperto agradece.

Vinho:
Tarima Hill
Safra:
2010
Produtor:
Bodegas Volver
País:
Espanha
Região:
Jumila
Uvas:
100% Monastrell (Mourvèdre)
Alcoól (Vol.)
14,5%
Importadora
Grand Cru
Preço médio
R$ 120,00
Avaliação internacional
RP93
Avaliação MV
* (bom)






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...