sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Já provou Malbec do Peru?

Quando recebi esta garrafa do Clube de Vinhos Winelands e li “Malbec” no rótulo logo desconfiei: conhecendo o trabalho de garimpo do importador, que me acostumou a vinhos exóticos e diferentes, duvidava que fosse um clássico malbec argentino. E se fosse, seria de uma região diferente. Imaginei portanto que fosse chileno, mas mais uma vez o importador soube me surpreender, pois se tratava de um Malbec peruano.

Ta ok, concordo que Peru não é famoso pelos seus vinhos (a bebida típica é o Pisco, um destilado a base de uva) e não oferece um dos melhores terroirs do mundo, mas Santiago Queirolo é um dos melhores produtores de lá e vem se destacando em nível internacional. Outra coisa interessante a ser dita é que no século XVI o Peru exportava vinho para Espanha, pois a produção interna dos colonizadores não supria a demanda.

A empresa Santiago Queirolo existe desde 1880, mas produzindo apenas Pisco e vinhos suaves. A partir de 2002 investiu num projeto de uvas viniferas e, chamado Intipalka, que em quechua, o idioma dos Incas, significa Vale do Sol.

Este Malbec 2013 faz parte da linha de entrada Jóvenes Varietales, sem passagens em madeira, mas mostrou boa complexidade e intensidade. No nariz belo bouquet floral e frutado (cereja e ameixa); na boca tem uma textura sedosa e um bom corpo bem macio. Interessante a passagem de meia para final de boca: de umas sensações levemente adocicadas se passa para umas levemente amargas, devido também a seus taninos bem firmes e jovens. De qualquer forma um vinho bem agradável. Mais um vinho diferente do Winelands Importadora e Clube de Vinho.
  
Vinho:
Intipalka Malbec
Safra:
2013
Produtor:
Santiago Queirolo
País:
Peru
Região:
Vale de Ica
Uvas:
100% Malbec
Alcoól (Vol.)
14,5%
Importadora
Winelands
Avaliação MV
* (bom)








0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...