Vinopoly

quinta-feira, 15 de março de 2012

Lição para as vinícolas: GENIAL!


Este é um vídeo que recomendo a todos, particularmente aos especialistas de marketing e mais ainda aos produtores brasileiros: ao invés de pensar em como duplicar os impostos dos vinhos importados e combater a concorrência de modo desleal, concentre-se no seu próprio produto e faça uma sana divulgação.
Este clipe realizado pela vinícola californiana Gundlach-Bundschu é um sucesso na web e um exemplo de ótima comunicação com custo zero: os atores são os próprios donos da vinícola (os irmãos Bundschu) e conta de forma divertida e ao mesmo tempo instrutiva a história do Merlot. Simplesmente genial.
Podemos criticar os americanos sob vários aspectos, ma em alguns quesitos são indiscutivelmente mestres: podemos somente aplaudir e tentar aprender deles. 

P.S.Para quem perdeu, sugiro dar uma lida nas 9 coisas para saber sobre merlot antes de assistir ao vídeo) 


4 comentários:

  1. Caríssimo Mario, concordo em gênero, número e grau com você! Com criatividade, melhora no produto e sem "golpes baixos", tenho certeza de que as vinícolas nacionais conseguirão cada vez mais ganhar mercado no segmento "vinhos finos". Não precisamos ir muito longe: pegue alguns vinhos nacionais (na sua maioria) de 2000 a 2005 e os de 2006 em diante.....certamente veremos (degustaremos) uma sensível melhora. Também sou totalmente contra a "americanização" do mundo - que muita gente chama de globalização -, mas igualmente concordo que os caras são bons em várias coisas...é só usarmos de apurado senso crítico e discernimento. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Genial esse vídeo, concordo com o colega Ricardo.
    Caro Mario;

    Muito bom mesmo, poderiam fazer esse vídeo sobre a Merlot no Brasil. Como o Malbec precisou ir a America do sul, o Merlot encontrou sua casa de verão aqui em terras tupiniquins. Se as vinícola pagassem minha viagem faria um filme em defesa delas de graça. O que não falta são amantes de vinhos.

    Um grande abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, caro Pedro.
      Mas, infelizmente, as grandes vinícolas nacionais parecem estar mais preocupadas em complicar a vida dos outros (importados) que em simplificar a delas.
      Obrigado pela visita e pelo seu comentário.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...