Vinopoly

sábado, 3 de dezembro de 2011

Um ótimo tinto de uma denominação quase desconhecida

Eis mais um tinto espanhol que agrada paladar e carteira.
A Denominação de Origem “Campos de Borja” é praticamente desconhecida aos demais: constituída em 1980 no nordeste do País, é na variedade Garnacha que foca a sua força, pois nesta região é a casta que consegue melhor expressão e tipicidade.
A vinícola traz suas origens de 1958 com a Cooperativa de Borja, mas é em 2001 que a Bodegas Borsao decide fazer um pulo de qualidade, investindo em tecnologia e marketing e em aquisição de novos vinhedos (uns de 80 anos de idade) o que trouxe destaque e reconhecimento internacional.
Provei também outros rótulos da vinícola, incluindo as linhas Crianza e Reserva, mas este Borsao Selección foi o que mais me seduziu, sobretudo levando em conta o preço.
Corte típico do Rhone de Garnacha (Grenache) com Syrah mais uma pitada de Tempranillo é um vinho que não passa por madeira, mesmo assim impressiona em complexidade e sabor.
Fruta em abundância, bom corpo, acidez na medida certa e taninos aveludados. Final de curto pra médio, mas gostoso. O álcool de 14% é imperceptível. 

Voto gringo: 7 ½

Vinho: Borsao Tinto Selección
Safra: 2008
Produtor: Bodegas Borsao
País: Espanha
Região: Borja
Uvas: Garnacha (70%), Syrah (20), Tempranillo (10%)
Teor Alcoólico: 14%
Importadora: World Wine
Custo médio: R$ 45,00

2 comentários:

  1. Ei

    Eu com vinhos espanhóis é uma relação de tapas e beijos que não termina. Quando penso que acertei tenho que começar novamente.

    Um abraço Alemdovinho

    ResponderExcluir
  2. Caro Peter!
    Estava com saudade de seus comentários! Realmente a Espanha oferece tanto vinhos com “finesse” para os enófilos exigentes, quanto vinhos estilo "fruit bomb" que tanto agrada a crítica internacional.
    Este aqui comentado tem um estilo vagamente modernista, mas com bastante elegância.
    Obrigado pela visita: sempre bom ter você por aqui!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...