Vinopoly

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O vinho com a pegada

Você já ouviu falar em carbon footprint? Literalmente é a "pegada de carbono", ou seja, o calculo do impacto total em emissões de carbono associadas a uma operação, empresa, etc.

Pois bem, chegou o primeiro vinho com a pegada de carbono no rótulo: o Mobius Sauvignon Blanc da vinícola New Zeland Wine Company (NZWC). Ele inclusive é certificado pela Carbon Trust, a agência européia que calcula as reduções de emissões carbônicas na indústria alimentar.

A NZWC se orgulha em afirmar que uma taça do seu Mobius Sauvignon Blanc tem uma pegada carbônica igual à de um percurso de carro de 5 km.

A vinícola introduziu na Nova Zelândia o conceito de sustainability (desfrutar os recursos naturais sem danificá-los e preservando-os para as gerações futuras) e de carbon neutrality (restabelecer um equilíbrio climático ambiental, financiando projetos como o reflorestamento, para compensar o equivalente em emissões produzidas). Já na vinícola usam bagaços das uvas para fertilizar os vinhedos, garrafas de vidro leve, energia renovável, reciclagem de todos os materiais usados, o Skype ajuda a reduzir as viagens de negócios, e em quanto isso as ovelhas providenciam à limpeza dos vinhedos.

Certamente interessante e seria desejável que todas as vinícolas agissem da mesma forma.

Mas não temos que esquecer que nós todos, como consumidores, produzimos dois terços das emissões totais de carbono.

Então, no vinho, como em todo o resto, um futuro melhor depende de cada um de nós.



2 comentários:

  1. Boa noite, Feliz Natal com atraso e um 2011 cheio de coisas boas. Muito interessante a sua postagem, bela iniciativa desta vinícola. Se cada um fizer um pouco, talvez as consequências não sejam tão devastadoras.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Leonor,
    Muito obrigado, desejo o mesmo pra você!
    Valeu para acompanhar sempre o MondoVinho.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...