quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Adeus, barricas: agora tem plástico imitando carvalho

Podem ir se despedindo das tanto amadas barricas de carvalho, pois está chegando a tecnologia que quer acabar com elas: o tanque que respira.

O australiano Tony Flecknoe-Brown, engenheiro mecânico e ex dono de vinícola em Yarra Valley tem sido pioneiro na introdução dos tanques plásticos Flextank, que estão querendo que o mundo da enologia chute a tradição do lado.

Neste inovativo sistema um polímero especial permite que uma quantidade controlada de oxigênio passe para dentro do tanque, de forma semelhante à como acontece com barricas de carvalho para a maturação dos vinhos.

De acordo com os fabricantes os tanques Flextank são capazes de aportar sabores, taninos e aromas, e são muito mais econômicos do que barricas de madeira e inclusive mais rentáveis no tempo, pois não precisam ser substituídos anualmente por tanques novos.

Cerca de 625 vinícolas na Austrália já estão usando Flextanks em vez de carvalho:como aconteceu para o screw cap, os Australianos são os menos ligados em tradição, em favor do baixo custo.

Mas será que isso se reflete também na qualidade do vinho?

Como sempre é o custo que vai decidir. Mas já reparou que, apesar de tudo, os vinhos australianos não são nada baratos por aqui?


2 comentários:

  1. Pois é, Mario, você fez um comentário interessante - as vinícolas australianas fazem um esforço danado pra reduzir o custo dos seus vinhos, mas eles continuam chegando a nós, consumidores brasucas, a peços caríssimos ... quem será que está ficando com essa diferença de renda ?
    Isso evidencia um velhíssimo conceito - não basta reduzir os custos, é preciso rediscutir concomitantemente a nova partição de valores da cadeia, né ? Se só um dos agentes abocanha todo o ganho, o jogo fica meio sem graça ...
    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Nivaldo,
    Seu comentário é muito pertinente: muitos importadores não querem diminuir os lucros e um vinho cuja qualidade foi reduzida para reduzir os custos chega aqui ao mesmo preço de sempre (se não mais caro!)...faz sentido pra gente comprar um vinho destes?
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...