Vinopoly

sexta-feira, 30 de julho de 2010

As vacas que tomam vinho

Vinho tinto harmoniza com carne de vaca, é notório, mas aqui estamos falando ao pé da letra. Parece incrível, mas podem conferir este artigo do Vancouver Sun: no Canadá tem vacas alimentadas com vinho. O artigo é até cômico: “A indústria do vinho da British Columbia teve um grande impulso graças a um novo segmento de mercado: vacas”.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cabernets do Novo Mundo

Recentemente fui convidado a uma degustação da importadora Vinhos do Mundo, que tinha como tema a uva Cabernet Sauvignon no Novo Mundo.
A rainha das uvas foi apresentada através de 5 rótulos com propostas diferentes de 5 diferentes vinícolas e a degustação foi conduzida pela gerente da importadora Ana Lúcia com a participação especial do competente e simpático Lauro P. Carvalho.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Vinho e cinema

Falamos por aqui do BBB, mas desta vez vou comentar sobre AAA. Não, não é o Auto Atendimento Americano, do qual também falamos, mas trata-se da classe social em ascensão no Brasil.
“Brasil, País de pobres”. “A crise afeta os consumos”. Quantas vezes já ouviu frases como estas? E de repente me deparo com esta notícia: no Rio de Janeiro será construído um novo mega-shopping de luxo, voltado para classe AAA. Nos moldes do Cidade Jardim de São Paulo, a obra foi orçada em 350 milhões de reais, 100 milhões a mais do que custaria um shopping convencional. O VillageMall com suas lojas de grifes de luxo suprirá a demanda dos rições que andam soltos por ai. Um estudo feito em Boston evidenciou que a quantidade dos milionários no Brasil aumentou de 20% somente no último ano. Infelizmente eu não estou nesta estatística. Por enquanto.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mudanças climáticas: beberemos vinho inglês

Nunca experimentei vinho inglês, não existe nenhum traço nos registros da enógrafia mundial. Mas rumores insistentes falam de vinhos ingleses que superam Champagnes franceses em degustações à cega, ou de tintos delicados lembrando Borgonha, de aquecimento global que está deslocando ao norte o “mundo-vinhedo”.

domingo, 25 de julho de 2010

Tecnologia a serviço da preguiça

Hoje usei o termômetro não para medir a temperatura do vinho, mas para a minha: estou com febre! Esta mudança de clima e todo mundo gripado em lugares públicos fizeram com que eu ficasse também dodói, então se falar bobagens por favor me perdoem e me avisem que estou falando bobagens. Mas tem coisas que me tiram do sério...

sábado, 24 de julho de 2010

O fogo divino

A Fogo de Chão, famosa rede de churrascarias paulistana-global (pois a partir de São Paulo se espalhou pelo mundo afora), anuncia que vai fazer sua segunda safra do vinho próprio que leva no rótulo o nome da churrascaria.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que as empresas não contam...

Algumas palavras do vinho te causam urticária somente a pronunciá-las. Um exemplo? Acidificação. Vocês sabem, a acidez é o esqueleto do vinho, um dos pilares da sua qualidade: quando ela falta o produto é praticamente chato, sem frescor e mole.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A história do vinho está exposta

Se estiver passando pela Itália não pode perder esta exposição, cujos protagonistas são o vinho e o vinhedo. Abriu ontem a mostra intitulada “Vinum nostrum. Arte, ciência e mitos do vinho nas civilidades do Mediterrâneo antigo” que será visível em Florença no Palazzo Pitti até o dia 15 de Maio de 2011.

terça-feira, 20 de julho de 2010

O vinho mais antigo do mundo: uma descoberta “efervescente”

Uma equipe de mergulhadores estava realizando pesquisas no mar Báltico, ao largo da Finlândia, quando por mero acaso descobriu a 55 m de profundidade os restos de um navio desconhecido e dentro dele 30 garrafas de um vinho espumante levando na rolha o desenho de uma âncora. Dois cálculos e o quebra-cabeça está resolvido: antigamente a Veuve Clicquot usava a âncora como símbolo dos seus produtos e era a única marca a usá-la. Chamada uma enóloga para saber se era ainda bebível vejo a surpresa maior: não só era bebível, mas o vinho se encontrava em estado de conservação perfeito: ausência de luz, temperaturas baixas e constantes do fundo do mar permitiram que tivessem preservadas todas as características. “O Champagne é fantástico e com um perlage finíssimo” afirmou a sortuda enóloga que o degustou.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Desperte o winemaker em você.

Você sonha em se tornar um winemaker rico e famoso? Então antes de arriscar a compra de uns hectares de vinhedos em Mendoza, teste sua habilidade de produtor de vinho com este videogame. Chama-se Wine Tycoon (literalmente Magnata do Vinho), produzido pela Got Game Entertainment e é um divertido e interessante jogo de simulação estratégica para vignerons virtuais.

domingo, 18 de julho de 2010

Fúria vs. Bolso

Há uma semana exata da vitória da Espanha da Copa do Mundo que tal homenagear as fúrias vermelhas, com um vinhozinho deles?
Mas como não somos espanhóis vamos deixar Vega Sicília, Marques de Riscal e Contador para eles, nós vamos comemorar de bolso esperto!

sábado, 17 de julho de 2010

Se beber não dirija..é preciso Schumacher para entender?

No seguinte vídeo Schumacher e um barman em Maserati demonstram que álcool e direção não combinam.
Mensagem recebida. Mas que pena para os interiores do carro...!

Só para esclarecer

"O vinho é inocente, só o bêbado é culpado"
>Provérbio russo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O sol que resfria o vinho

Resfriar uma adega enólogica desfrutando o calor do sol. Parece um paradoxo, mas a tecnologia já consegue fazer isso também. A ABA-Invest na Áustria, uma sociedade de propriedade do ministério da economia austríaco que visa incentivar os investimentos produtivos e empresariais do País, indicou este sistema promovendo a sua divulgação.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O carro para enófilos

Mais uma partnership entre motores e vinho. Já vimos o vinho com o nome de uma moto, agora temos o carro com o nome de um vinho. Este é o Fiat 500 Sassicaia, edição especial fruto da colaboração comercial entre duas marcas que fizeram respectivamente a historia do automobilismo e do vinho italiano. E que contribuíram de qualquer forma a fazer a história econômica da Itália.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O caixa eletrônico para vinho self-service

Nos Estados Unidos foram instaladas já centenas destes distribuidores automáticos de vinho. Mas a modernidade tem que dar conta das rígidas leis americanas, então antes que o aparelho libere a compra tem que colocar no ATM do vinho o seu documento de identidade, olhar dentro da câmera e soprar no sensor/bafômetro (a venda de álcool é proibida se estiver já bêbado!). Aí uma vez detectado que você esta apto, pode inserir o seu cartão ou dinheiro e voilà, a sua garrafa está em suas mãos.

domingo, 11 de julho de 2010

Tal pai tal filhas

Um belo vinho procedente do Vale de Uco, aos pés da Cordilheira dos Andes, na parte central da região de Mendoza.
A Bonarda sempre foi a uva mais plantada em Argentina, superada só recentemente pela Malbec. A uva é originaria do Piemonte, na Itália, aonde hoje é uma raridade, mas encontrou terreno fértil e total adaptação nos terroirs Argentinos, que tem em comum com o Piemonte verões quentes e invernos rígidos.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O espetáculo das sommeliers voadoras

As mulheres que estão vendo em fotos são as wine angels, os anjos do vinho. E voam!
O slogan é: “Nós não escolhemos os melhores vinhos do mundo para fechá-los no porão”. Faz sentido. Assim o restaurante do Radisson Blu Hotel de Zurich, na Suíça, realizou uma adega bem diferente: uma futurísticas torre de cristal e aço de 16 metros de altura que contém 4.000 garrafas de vinho.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Château Coca-Cola safra 1850

Vocês sabiam que a Coca-Cola no começo era um vinho?
Nada de milagres ao contrário, seja claro, mas uma simples conversão devida ao Sr. Pemberton, fundador da empresa.
Em 1850 o Sr. Pemberton vai para Paris, onde descobre um vinho fortificado com as folhas da planta da coca que os franceses usavam para acalmar a dor de cabeça. O americano gosta muito do produto e decide de importá-lo nos Estados Unidos com o nome de French Wine Coca. Mas o produto não emplaca até quando as leis americanas mudam, forçando Mr. Pemberton a substituir o vinho com uma água açucarada e gaseificada. É um sucesso involuntário: sem o álcool a bebida é adapta para adultos e criança e vende que é uma beleza. Mesmo assim o fenômeno não consegue sair da dimensão local, até quando em 1891 um empresário de Atlanta, Asa Candler, compra a empresa e a batiza com o atual nome The Coca-Cola Company. Daí o resto é notório: hoje é a marca mais valiosa do mundo, cerca de 70 bilhões de dólares, um valor dificílimo de alcançar para qualquer vinho.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vinho caro é mesmo melhor?

O amigo e entendedor de vinho Flavio Moreira sempre me envia dicas e sugestões de vinho com ótimo custo-beneficio (e o agradeço aqui publicamente), sendo ele adepto à política do low-cost, que obviamente apoio também.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Caminhando com a cortiça

Enquanto o debate sobre tipos de rolhas continua, a Europa, já fã declarada da cortiça, se ativa não somente com as palavras e passa a ações e fatos para demonstrar a sustentabilidade do mais tradicional sistema de vedação para garrafas de vinho através de vários projetos de reciclagem.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O melhor rosé da América Latina?

A Calyptra é uma empresa familiar chilena, que pode de fato ser considerada uma vinícola boutique: pequena produção, vinhos elaborados de forma artesanal, com agricultura sustentável, produtos naturais e total respeito ao solo.
Entre seus tintos (cabernet e pinot) e brancos (chardonnay e sauvignon blanc) o destaque vai ironicamente para este rosé, considerado por muitos especialistas o melhor rosé da América Latina.

sábado, 3 de julho de 2010

Vamos "Decantar"?

Como já fiz este tipo de divulgação para um evento similar de uma outra importadora, me parece justo dar o mesmo destaque ao evento da Decanter, que chega a sua 3° edição (quero ver quando estas empresas vão me recompensar por isso...!)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vinho Top-Secret

Viu Manent é uma vinícola bastante respeitada no Chile e um dos seus maiores sucessos, sobretudo aqui no Brasil, é esta linha Secreto.
O nome vem do fato que o produtor decidiu de não revelar alguns detalhes da produção destes vinhos, deixando secretos parte dos vinhedos usados e uma parcela de 15% de uva que compõe o blend.