Vinopoly

sábado, 31 de março de 2012

Salton fala sobre a salvaguarda

E continuando com o mesmo assunto, segue na íntegra a entrevista ao Daniel Salton., presidente da homônima vinícola que protagonizou o caso das salvaguardas (diretamente da Revista Menu).
"O processo de salvaguarda para o vinho brasileiro foi montado a partir de informações de seis vinícolas gaúchas. Uma delas foi a centenária Salton. Uma semana após a abertura do processo, a Salton informou, em nota oficial, que não apoiaria mais a causa. Hoje, Daniel Salton, presidente da vinícola, explicou as razões de a empresa ter se retirado do processo. “A salvaguarda viria para proteger um setor fragilizado e com vinícolas em dificuldades. Nossa intenção inicial foi a de ser solidários com a causa e aos problemas enfrentados por empresas próximas de nós”, respondeu ele, por e-mail, para a Menu.

Os últimos boicotes

Não podia fechar a semana sem as atualizações sobre o “Salvaguarda Gate”.
A campanha do boicote fez outros adeptos ilustres: depois da Roberta Sudbrack, mais restaurantes célebres decidiram aderir à campanha retirando os vinhos nacionais das vinícolas “incriminadas” da própria carta de vinhos.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Harmonização vinho com gravata?!

Já vimos harmonizações difíceis e ousadas, mas esta você nunca viu: gravatas com vinho. Pois bem, o Armand Olivier Bell, vendedor do departamento masculino da loja Saks Fifht Avenue em Nova York, é o único cara no mundo a fazer harmonizações deste tipo.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Agora é a vez do carro para champagne

Existem vários acessórios para vinho: ha quem prefere um balde de gelo, quem prefere um saca rolha, quem um termômetro para a temperatura... honestamente eu prefiro um carro.
Aqui já vimos o Fiat 500-Sassicaia e o Range Rover Wine Car. No mesmo estilo, acaba de ser apresentado em Verona, durante a ultima edição da feira Vinitaly (que terminou ontem) o Range Rover Evoque Bollinger*, versão especial dedicada aos amantes de Champagne, particularmente da Bollinger. Além de ter logos da marca um pouco em qualquer canto (dos quais um enorme no teto), no porta-malas tem dois vãos climatizados capazes de conter até 12 garrafas. De champagne, é claro.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Que vinho harmoniza com chocolate?

A Páscoa se aproxima e a farra de chocolate também. Um dos grandes desafios para os amantes da bebida de Baco é a harmonização vinhoXchocolate. Na verdade, uma das regras não escritas neste eno-mundo é: nunca vinho com chocolate. Será que é assim mesmo?

terça-feira, 27 de março de 2012

E você, prefere a janela ou o espelho?

Voltando ao maldito assunto da lei das salvaguardas, já ressaltei que nem todas as vinícolas participam do pedido: os principais responsáveis, pelo menos os mais falados parecem ser: Miolo, Salton (que voltou atrás), Aurora, Aliança, Don Giovanni, Garibaldi, Casa Valduga and Dal Pizzol, enfim as grandes marcas nacionais.

domingo, 25 de março de 2012

5 argentinos de alto nível

Semana passada mais uma reunião da nossa Confraria “Gran Reserva”. O tema escolhido foi Argentina “genérico”, ou seja, sem restrições de castas, regiões, etc.
Na mesa 5 tintos, na ordem cronológica de degustação:

sábado, 24 de março de 2012

Atualizações sobre as famigeradas “salvaguardas”

Nestes dias não se fala de outra coisa neste nosso eno-mundo, eu tentei acompanhar tudo e venho com as últimas atualizações para vocês  (agradecendo vários amigos blogueiros como Silvestre Tavares, Luiz Cola, João Filipe Clemente, Didu Russo e Sabrina Maciel, entre outros, pela tempestividade das preciosas informações ).

sexta-feira, 23 de março de 2012

O saca-rolha definitivo

Qual é o abridor de garrafas ideal? Depois de inúmeros modelos e tantas dúvidas, finalmente achamos o saca-rolha definitivo. Leve, pequeno, prático e rápido, o sonho de qualquer enófilo. Pessoalmente, já encomendei dois destes, esperando agora a versão para screw-cap. 
 
Fonte: Geekologie  

quinta-feira, 22 de março de 2012

Contra a lei da salvaguarda

Amigos, o problema da tão falada “lei da salvaguarda” (aumento de impostos para vinhos importados) é sério e está gerando milhares de polêmicas. Inútil ressaltar que o MondoVinho é contra esta medida: a posição de quem pediu (os grandes produtores brasileiros) e de quem apoiou (Ibravin mais outras entidades), por quanto eu me esforce de entender as razões, é, francamente, indefensável.

terça-feira, 20 de março de 2012

COMO RECONHECER OS VINHOS FALSOS (e como falsificar)

O garotão se chama Angeleno Rudy Kurniawan, 35 anos, chinês-indonésio emigrado para Califórnia, considerado um dos maiores colecionadores de vinhos da Borgonha. E também um dos maiores fraudador do mundo do vinho.
O sujeito já tinha sido pego vendendo vinhos de safras nunca produzidas (por exemplo, um Domaine Ponsot 1929, sendo que a vinícola começou a engarrafar em 1934, e outros casos similares) até ser definitivamente preso e levado para cadeia na semana passada.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Robert Parker indica o seu sucessor!

Lembra o que comentamos aqui, sobre um provável abandono do Robert Parker e os rumores insistentes que apontavam o Antonio Galloni como eventual sucessor na direção da Wine Advocate? Bem, esquece tudo. O próprio Parker, em uma entrevista ao blog da Liv-ex afirma que não entende largar o osso a poltrona para os próximos cinco anos e que o eventual herdeiro designado para o trono seria talvez o inglês Neal Martin, um dos seus mais jovens colaboradores. “Eu ainda não garanti a vaga para ele, mas vejo que ele tem talento e melhora a cada dia. Digamos, por agora, está claramente entre os meus favoritos”, afirmou o Robertinho, desmentindo de uma vez os comentários que queriam o Galloni como próximo dono da Wine Advocate e ele mesmo muito próximo a aposentadoria. De qualquer forma ele admite que as coisas (e as pessoas) podem mudar até lá e também cita o Galloni e a Lisa Perrotti-Brown como destaques do time e como eventuais sucessores.

Vinho ao chocolate é o que faltava

A Páscoa se aproxima, e ao invés de quebrar a cabeça para as possíveis harmonizações vinho-chocolate, temos aqui a solução definitiva ao problema: um vinho ao sabor de chocolate.
O Chocolate Shop faz sucesso e a alegria do povo lá fora: produzido na Califórnia a partir de um corte bordales, é um tinto enriquecido com adição de chocolate natural e açúcar.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Lição para as vinícolas: GENIAL!

Este é um vídeo que recomendo a todos, particularmente aos especialistas de marketing e mais ainda aos produtores brasileiros: ao invés de pensar em como duplicar os impostos dos vinhos importados e combater a concorrência de modo desleal, concentre-se no seu próprio produto e faça uma sana divulgação.
Este clipe realizado pela vinícola californiana Gundlach-Bundschu é um sucesso na web e um exemplo de ótima comunicação com custo zero: os atores são os próprios donos da vinícola (os irmãos Bundschu) e conta de forma divertida e ao mesmo tempo instrutiva a história do Merlot. Simplesmente genial.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Nome difícil, vinho fácil de gostar

Pera aí, para escrever o nome deste vinho é preciso me concentrar: 
Fritz Haag Brauneberger-Juffer Riesling Kabinett Trocken 2007.
Para comodidade o chamaremos de “joão”.
Fritz Haag é um dos produtores tops da Alemanha, precisamente da região do rio Mosel; produz exclusivamente vinhos brancos, todos com a casta Riesling.

terça-feira, 13 de março de 2012

Vem aí o evento de vinhos tops da Itália!

Neste mês o Brasil está sendo invadido por vinhos de Bordeaux: grandes eventos e grandes degustações aconteceram e vão acontecer nestes dias. Já no mês que vem chegam os italianos! 
A Gambero Rosso, mais influente publicação de vinhos do (meu) País da bota, continuando seu trabalho no desenvolvimento e promoção dos vinhos italianos mais importantes do mundo e de produtos gastronômicos de qualidade, decidiu organizar uma quinta edição do Top Italian Wines Roadshow, para acompanhar um seleto grupo de produtores nos principais mercados internacionais.

domingo, 11 de março de 2012

É esta a garrafa do futuro?

Nos últimos 200 anos a evolução da garrafa não fez praticamente nenhum progresso, e, a parte alguns esporádicos e excêntricos casos, continuamos hoje usando basicamente os mesmos tipos de garrafa que usavam os nossos bisavôs.
Mas com a aceleração dos ritmos de vida e sempre menos tempo à disposição, parece que antes ou depois iremos aposentar mesmo o nosso decanter em favor de uma garrafa mais “inteligente”. Objetivamente, hoje em dia, muitas pessoas não têm muito tempo (nem saco!) para deixar um vinho decantando horas, problema ainda mais acentuado aqui no Brasil, onde, com as nossas temperaturas, deixar o vinho por muito tempo no decanter vai resolver um problema e criar outro (um vinho decantado mas quente).

quinta-feira, 8 de março de 2012

15 rótulos divertidos!

Recentemente vimos uns rótulos horrorosos e assustadores, hoje vamos descobrir alguns mais divertidos, seja pelo nome ou pela gráfica.
1) Fat Bastard: já definido um “fenômeno de marketing” pelo Business Week o Fat Bastard é um projeto franco-inglês e um sucesso de vendas nos EUA