Vinopoly

quinta-feira, 31 de março de 2011

E se eu lhe dissesse que um vinho em tetrapack ganhou duas medalhas de ouro?

Pois é, meus nobres camaradas. A notícia é daquelas que nos deixam pensar e reavaliar os nossos hábitos, consumos e preconceitos em relação ao vinho (preconceitos que eu mesmo admito ter em quantidade). O Cabernet Sauvignon da californiana Calnaturale ganhou duas medalhas de ouro em duas competições enológicas. Ele é produzido em Paso Robles, região de bastante prestígio, e, detalhe, trata-se de vinho orgânico. Dupla atenção ao meio ambiente e às uvas.

terça-feira, 29 de março de 2011

O Supertoscano do “maluco”

A história do meu conterrâneo napolitano Giampaolo Motta já é notória no setor por seu jeito de andar contracorrente. Resumindo brevemente: vindo de uma rica família de indústria do couro com um futuro seguro e próspero no mundo do curtume, ele, pelo contrário, deixou a empresa familiar em Napoli para trabalhar como empregado em uma vinícola na Toscana. Isso porque durante os seus estudos fez um estágio na França, onde se apaixonou pelos vinhos de Bordeaux e ficou com aquilo na cabeça (e no paladar). Apesar das boas condições econômicas da família ele trabalhou na vinícola como camponês mesmo, ganhando apenas um salário básico e uma cama para dormir. Para família e amigos ele era simplesmente um maluco. Mas depois de vários anos de duro trabalho, ele através de um empréstimo no banco conseguiu adquirir a propriedade da Fattoria La Massa que estava sendo vendida bem abaixo do valor para falência.

domingo, 27 de março de 2011

Os EUA recusam doações das vinícolas para o Japão. Why?

DOISMILEONZE e ainda há pessoas nos Estados Unidos que associam criminalidade e álcool, que nem estivéssemos em plena Chicago anos ’20. Eu entendo, my brothers, que centenas de filmes sobre o Al Capone deixaram rastros em seu DNA, mas recusar beneficência de vinícolas para as vitimas do terremoto no Japão isto é demais.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Horóscopo do vinho: Áries

Franco, sincero, às vezes um pouco agressivo, nunca se poupa até conseguir aquilo que programou. Inimigo da diplomacia, alegre e brincalhão, amante das coisas simples e amigo leal.
Para o Áries, vinho é cultura e conhecimento, parceiro essencial na mesa e tesouro na adega. Ele gostaria de aprender mais e não vê a hora de experimentar a próxima taça. Não excede em quantidade mas sim em variedade.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Uma barganha excepcional para seu Bolso Esperto

Depois de uma boa seqüência de vinhos top vamos voltar a uma dimensão mais “humana”, também porque existem muitos vinhos que, mesmo não tendo pedigree de autor, proporcionam igual prazer. É o caso, por exemplo, deste tinto espanhol Sabor Real Jovem 2008.

terça-feira, 22 de março de 2011

Napa x Supertuscan x Ribera del Duero x 1 jantar

Recentemente fui convidado para um jantar na casa do amigo enófilo (e colecionador) Rodrigo, que é também um ótimo chef. Ele queria degustar uma garrafa, eu fiz questão de levar uma outra minha e afinal acabamos tomando até uma terceira que não estava programada!

domingo, 20 de março de 2011

Embalagem original e low-cost

Quer dar de presente uma garrafa com um packaging original a custo zero? Você está no lugar certo (e no momento certo!).
Pessoalmente não tenho muita criatividade com embalagens, pacotinhos e envelopes. Mas esta é uma boa sacada para quem usa jornais e revistas somente para empacotar peixe.

sábado, 19 de março de 2011

Pensamento dramatúrgico

"O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança,
quando tomado com sabedoria." 
> William Shakespeare

quinta-feira, 17 de março de 2011

Os top 10 do ano no mundo

Nestes dias o blog The Gray Market Report publicou uns dados interessantes de um estudo da Vinexpo (a grande feira do vinho francês) com o ranking dos maiores Países produtores e consumidores de vinho do mundo. Uns nomes são os de sempre, mas tem várias surpresas. Confiram:

terça-feira, 15 de março de 2011

Ícone chileno Carmín de Peumo: excelente, mas...

Na passada semana de Carnaval, não viajei nem cai na folia. O programa foi: casa, família e amigos. Em compensação me concedi uns grandes vinhos. Entre eles, um dos mais importantes rótulos da América Latina e, provavelmente o melhor carménère do mundo: Carmín de Peumo 2007.

sábado, 12 de março de 2011

A rainha da Argentina

Convidado pelo “Equipo de Wines of Argentina” a escrever uma matéria sobre Torrontés, não vou certamente deixar os hermanos chateados, inclusive porque já queria falar desta casta singular, pois gosto bastante.
A Torrontés é uma uva branca espanhola (da região da Galizia), mas, um pouco como aconteceu para a Malbec francesa, ela se tornou distintiva da Argentina e quase inexistente no país de origem. Aliás, a Argentina parece ser hoje o único país do mundo a produzir vinhos com esta casta.

Japão: salvar primeiro as garrafas (e depois a vida)...

Um povo que durante o maior terremoto da sua história pensa em salvar as garrafas de vinho nas prateleiras merece todo o nosso carinho e admiração. 
Mas, na próxima vez, pense em fugir, por favor.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Passificação das uvas: 3 meses em 30 segundos

Reparem nas imagens deste belo vídeo, gravado com a técnica do time-laps: gravações longuíssimas visualizadas em tempo brevíssimo. Neste caso 3 meses em 30 segundos e voilà, as uvas estão passificadas.
Parabéns ao James Knott, que é o videomaker, mas o vídeo nos faz lembrar o trabalho dos vinhateiros que não possuem time-laps e tem que esperar com paciência meses para vinificar (e esperar mais ainda...). E se as coisas não vão como previsto tem que esperar o ano seguinte.

terça-feira, 8 de março de 2011

Horóscopo do vinho: Peixes

Sensível até demais e preocupado com os outros, o do signo de Peixes procura fortes emoções. Meigo e sonhador vê tudo branco ou tudo preto. Capaz de se comover até as lágrimas na frente de um grande vinho, abre uma garrafa com o coração, nunca com a cabeça, porque o que importa é a lembrança do terroir e de todos os seus aromas.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Diga adeus ao seu decanter: chegou o sistema Martin Berasategui

Ou seja: a garrafa que decanta.
A idéia de servir o vinho decantando-o ao mesmo tempo é uma daquelas fáceis de vender, pois oferece a inestimável vantagem de poupar tempo, algo que os restaurantes, por exemplo, sempre tem curto.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Um Supertoscaninho o 10° melhor do mundo?

Este post é uma espécie de continuação do anterior, pois eu e o Claudio tomamos este vinho logo em seguida ao Nero d’Avola do Cusumano.
Vocês sabem que curto bastante os Supertoscanos, mas costumam ser caros, então, como o colega Peter do blog Alemdovinho afirma, "é nossa tarefa garimpar os que tem preço acessível".

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um vinho da Sicília muito prazeroso

Tomei este vinho na Expand de Ipanema em uma “reunião” com o amigo/colega Claudio: ele estava cansado de vinho de Novo Mundo e foi direto para Itália. Não precisou dizer duas vezes, obviamente.
Escolheu este interessantíssimo siciliano: Nero d’Avola Cusumano (e em seguida tomamos o Tre de Brancaia, do qual falarei a seguir).