Vinopoly

domingo, 17 de março de 2013

Aonde (não) comprar vinhos em Paris

Quem conhece a capital francesa e ama vinhos deve já conhecer também os endereços mais famosos e badalados aonde adquirir as cobiçadas garrafas.

Lavinia, sobre todos, é o destino mais conhecido e procurado. No Boulevard de Madeleine, a imensa loja parece o paraíso na terra dos enófilos: 3 andares de garrafas do mundo inteiro, acessórios, livros e um bistrô com wine-bar. Além de algumas maquinas Enomatic espalhadas onde é possível degustar vários vinhos em taça através de um cartão eletrônico recarregável. A seleção de rótulos é enorme e a adega fechada para os tops é de chorar: várias safras de Romanée Conti, Château Petrus, Lafite-Rotschild, Margaux, Ângelus, Cheval Blanc, os grandes Montrachet, e todos os tops franceses que possa imaginar; e ainda pérolas estrangeiras como Opus One, Sassicaia, Masseto, Soldera, Vega Sicilia, Penfold’s Grange, e por aí vai. E por trás desta adega, ainda uma outra fechada com grade e sem iluminação onde dá pra ver caixas e garrafas empoeiradas que nem quero imaginar o precioso conteúdo.
Eu degustando na Lavinia 
A adega "secreta"
Outro destino bem conhecido é a Bordeauxtheque, dentro da Galeries Lafayette. A loja é bem menor que a da Lavinia, mas de todo respeito. Especializada em vinhos bordoleses, como o mesmo nome sugere, mas tem um pouco de tudo também. A redonda sala central parece (e é!) um templo de adoração: as grandes safras dos Grands Crus Classés e no meio uma espetacular adega de vidro circular com algumas dezenas de garrafas de Chateau d’Yquem.

A salinha central da Bordeauxtheque
Mais uma opção com grande seleção é a La Grand Epicerie Paris, anexa à loja de departamentos Le Bom Marché em Saint Germain, com destaque para Champagne e boa seleção de meias-garrafas. 

La Grand Epicerie de Paris do Bom Marchè
Já voltando para Madaleine, não longe da Lavinia se encontram outras duas adegas bem interessantes: a da Fauchon e a da Hediard, ambas “delicatessen” de luxo. As respectivas adegas são também uma boa opção para colocar umas boas garrafas nas sacolas de compras durante seu passeio no centro da cidade.  
Hediard
Detalhe da adega do Fauchon
E a onipresente Nicolas é uma grande rede com dezenas de lojas espalhadas nos quatro cantos da cidade, com uma proposta mais focada para os vinhos do dia a dia.

Todas estas juntam a vantagem de grandes seleções e variedade, boa localização e 12% off de tax-free (desconto dos impostos para estrangeiros). Por contra, os preços são mais altos que a média da cidade e o atendimento é frio e fugaz, para não dizer inexistente. O vendedor da Epicerie do Bom Marché só falou comigo para me dar um esporro, pois não poderia estar tirando foto...

Já eu normalmente prefiro as pequenas lojas de bairro, verdadeiras e em "dimensão humana". Enquanto as primeiras são pensadas especialmente para frotas de turistas e novos ricos de Países emergentes, que levam caixas dos vinhos mais badalados somente porque caros, as segundas são para os moradores da cidade e verdadeiros apreciadores da bebida.

Em ocasião de minha última viagem para a Cidade Luz eu visitei todas as lojas acima, onde até provei alguns vinhos em taça, mas fiz as minhas compras numa pequena e deliciosa loja em frente ao apartamento onde me hospedei, em Montmartre. A em De Verre em Vers é uma adeguinha movimentada e aconchegante e o dono Xavier, nativo de Bordeaux, muito simpático, mostrou muito preparo e principalmente amor por seu trabalho. Tirou todas minhas dúvidas, ficamos conversando um bom tempo e nunca empurrou as vendas para as garrafas mais caras, sugerindo pelo contrário, rótulos de pequenos produtores com ótima relação preço/qualidade. Não cobrou a resistente embalagem, me deu 15% de desconto nos preços da prateleira e ainda me me entregou o formulário do tax-free para o reembolso de mais 12% no aeroporto. O que querer mais? Já sei: voltar logo.
A entrada da De Verre em Verres
O proprietário Xavier e eu, ambos satisfeitos pelos bons negócios


12 comentários:

  1. Ola gostaria de saber o endereço da De Verre em Verres, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solon,
      O endereço é 1 BIS RUE JOSEPH DE MAISTRE, fica entre a Rue des Abbesses e a Rue Lepic.
      Obrigado pela sua visita.
      Abs

      Excluir
  2. Oi tenho lido seus posts com frequência, parabéns! Queria saber se vc tem alguma dica de vinhos vendidos nos supermercados de Paris e quais rótulos. Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Olha, supermercados tem muita coisa pro dia a dia na faixa dos 3-5 euros: é muita coisa, muitos produtores desconhecidos para nos (cooperativas e tal) e ninguém para te orientar. De qualquer forma nesta faixa de preço são vinhos bem básicos mesmo e esquecíveis. Eu recomendo as compras mais baratas (de 5-10 euros a garrafa) em lojas como a Nicolas, tem sempre um pessoal preparado e competente para te auxiliar e sugerir as melhores compras. De qualquer forma se quiser arriscar um supermercado recomendo o Monoprix, que tem uma seleção razoável, ali comprei por exemplo um bom Chateau Reignac.

      Excluir
  3. Que garrafeira linda!
    Vinhos excelentes.
    Reportagem espetacular.

    Em Portugal temos a wivini, mas só na net.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  4. Dear all

    All these shops are very nice and convenient but most of them are designed for Tourists and some of them are over-priced due to their location.
    If you have time, please visit other places

    Still in Turisty places Paris 6 : La maison des millesimes : 137 Boulevard Saint-Germain Bordeaux Mature wines

    Clichy( 92, 300 meters from Paris) les grandes caves, best french producers : young wines

    Paris 11: www.vinsetmillesimes.com : rare and mature french wines, very good prices

    Caves de Becon : 4 avenue Gallieni 92400 Courbevoie : same offer as grandes caves

    Didier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear Didier,
      Thanks for your comment. As I said these stores are more something like tourist traps (for this reason the title of the post is "where (do not) buy wines in Paris". Among the shops you mentioned I heard (and read) very well about Le Grand, but never been there.
      Also, there's another one very good for rare wines: http://www.vinsgrandscrus.fr, dou you know it? It's a little outside of Paris (for this reason din't mention it here) but they deliver at the hotel. Great selection, but no discount.

      Thank you very much for your very helpful contribution.

      Excluir
  5. dear Mario,
    you are right , I read to quickly and my portuguese is very basic
    vingrandcrus:fr is like www.vinsetmillesimes.com, a bit more expensive but still good prices and service, those sites do not need to give any discount as prices are quite good.
    Discounts are usually given by those having higher prices.. Compare prices and make your decision on wine searcher.
    Didier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear Didier, you are absolutely right, but I bought personally at vinsgrandscrus at their shop outside Paris something like 12 great wines, paid in cash (so no extra-cost of credit card fares etc) and when you are spending more than € 3.000 in cash you expect a little discount, even if merely symbolic. Anyway I understand your point.
      Thanks again for the very precious informations, I will treasure it for my next trip to Paris.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...