Vinopoly

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Veja como foi a degustação de Cabernet Sauvignon!

Semana passada começamos um novo projeto, com um novo parceiro. A Saudável é uma distribuidora de bebidas e alimentos finos. Em concomitância com o lançamento da loja on-line (onde finalmente também o consumidor final poderá adquirir seus produtos preferidos), organizamos um evento de degustação, que na verdade foi mais um piloto, para adiantar a rica programação que vai estrelar em 2015. Quando falo no plural subentendo a prestigiosa presença do grande amigo e parceiro Tom Meirelles, profundo conhecedor dos assuntos vínicos, sendo um grande privilegio para mim poder trabalhar com ele. O dono do negócio, Paulo Uchoa, além de ser uma pessoa bacana, transparente e integra, é um cara de grande visão de mercado e trabalha com umas das margens mais honestas que já vi no mercado do vinho no Brasil. O catálogo é variado e os preços ótimos. E a casa conta com um espaço show-room muito charmoso, perfeito para este tipo de degustações intimistas, para um público seleto. Foi neste local que aconteceu o nosso primeiro de muitos eventos a seguir.
O tema escolhido foi dos mais cativantes: a uva Cabernet Sauvignon. Depois de breve palestra apresentamos e degustamos 6 rótulos de vários Países, no estilo bem humorado que desde sempre nos caracteriza. Felizmente podemos contar com o apoio de uma das importadoras mais relevante do País, a Calix/Decanter que nos forneceu 4 dos rótulos apresentados.
O evento correu com leveza e descontração e os convidados participaram ativamente do diálogo. Depois de um espumante de boas vindas, o gostoso Courmayeur Nature Retrato, foram servidos pães, azeites, pastas variadas, queijos e frios e um delicioso farfalle ao funghi para acompanhar. E para finalizar, ainda abrimos vários outras garrafas, como cortesia da casa e de uns amigos, o que demonstra mais uma vez a generosidade dos nossos parceiros.
Era para ser 6 vinhos, mas repare na foto a seguir como acabou:




Pois é, 15 garrafas! Enfim, foi uma noite para ficar na memória, mas devo salientar que não teria sido tão perfeita sem o trabalho da super-prestativa e incansável Izabella Breves, assistente de marketing da Saudável e da preciosa colaboração da Cristina Uchoa.

Vamos a uma breve analise dos vinhos “oficiais” da degustação.

- Perini Fração Única CS 2012 (Brasil, Serra Gaucha): linha intermediária da vinícola, este cabernet mostrou chocolate e menta no nariz, com um bom corpo e complexidade. Custo/benefício.

- Benegas Luna Benegas CS 2009 (Argentina, Mendoza): mesmo estando supostamente no começo da decadência da curva de evolução, mostrou ainda bastante saúde no copo: boa fruta com notas tostadas, textura lisa e taninos macios. O enólogo consultor da vinícola é o badalado Michel Rolland. Boa compra.

- La Forge Estate CS 2010 (França, Languedoc): talvez o meu preferido do painel. Já vimos aqui que Jean Claude Mas (Domaines Paul Mas) é um craque. E neste vinho demonstrou mais uma vez sua habilidade em produzir vinhos modernos, mas com grande respeito da tradição. Corpo médio, fruta silvestre, terra molhada, baunilha e mentolado. Saboroso e elegante.

- Torreon de Paredes Reserva Privada CS 2008 (Chile, Cachapoal): surpreendentemente elegante para cabernet chileno, se colocado ás cegas com vinhos do velho mundo enganaria facilmente. Depois de decantação entregou um leque de especiarias variadas no nariz, junto a cereja, alcaçuz, tabaco e café. Fenomenal.

- J.Lohr Seven Oaks CS 2012 (EUA, Califórnia): quando o assunto é vinho americano se fala quase exclusivamente em Napa, por isto fizemos questão em apresentar um cabernet de uma região vinícola diferente, a de Paso Roble (400 km ao sul de Napa), sendo Jerry Lohr pioneiro da viticultura nesta área e vinícola do ano pela Wine Enthusiast. Este foi o vinho favorito dos participantes da degustação. O clima mais quente se traduz num vinho rico, com fruta madura, textura sedosa e taninos polidos. Puro prazer.

- Benegas Cabernet Sauvignon 2009 (Argentina, Mendoza). Melhor cabernet e 2° melhor tinto argentino pelo Descorchados em 2012. O toque do Rolland também é evidente neste tinto, resultando num vinho potente e macio, com muita fruta em compota, grande corpo e taninos maduros. Suculento.

Enfim, foi uma noite muito boa, em companhia de grandes vinhos e grandes amigos.
Se não quiser ficar de fora dos próximos eventos, fique ligado aqui no MondoVinho e no site da Saudável Online.

Confira algumas fotos a seguir

P.S. todos os vinhos acima comentados (e muitos mais) estão disponíveis para compra na loja online da Saudável. 


























2 comentários:

  1. Conheço Mario Trano há mais de 6 anos e posso constatar logo quando se conhece que trata-se de uma pessoa e profissional com valores muito sólidos e honestos à causa do vinho como componente que tem como maior objetivo estreitar o relacionamento entre as pessoas e até mesmo criar quando estes ainda não existem. Sua paixão pelo assunto é notória quando se houve uma explanação breve ou até mesmo técnica, procurando prover aos seus clientes inicialmente e futuramente amigos uma abordagem simples e ao mesmo tempo enriquecedora onde saímos sempre com o gostinho de querendo mais belos vinhos e conhecimento sobre a viticultura ao redor do mundo.

    Espero que este projeto e parcerias firmadas com pessoas sérias e também engajadas na causa do vinho de alta qualidade com preços muito honestos para o mercado brasileiro altamente taxativo, seja de muito sucesso porque é sempre especial assistir de camarote o crescimento profissional de uma pessoa que dedica boa parte de sua vida ao vinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, Rafael! Pena que nos comentários não consigo responder em vermelho, porque é desta cor que fiquei agora, depois deste seu depoimento.... Acho que o espirito natalino te influenciou um pouco na bondade dos adjetivos, mas realmente não tenho palavras para agradecer por você ter tirado um tempo para escrever coisas tão gentis a meu respeito.
      Obrigado mesmo, um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...